twitter

Grandezas... Que instrumentos de medida?

Habituado a ler, e ouvir, criticas constantes à falta de formação dos dirigentes desportivos, vislumbrei em alguns daqueles com quem conversei, mostras de poderem ensinar (dirigentes de) clubes de maior nomeada sobre o que realmente importa, quando se trata de educar desportiva e socialmente, crianças e jovens.

Sendo o Sporting Clube de Braga (SCB) uma instituição de utilidade pública e o clube mais titulado da região minhota, penso ser seu dever proporcionar aos jovens que o procuram, possibilidade de se desenvolverem desportiva e socialmente em diferentes áreas. Sou apologista também, que depois de melhorar as condições às modalidades já existentes no clube, pode e deve alargar o leque… 

Quando vemos a nossa Secção de Desporto Adaptado cingir-se apenas à enorme qualidade do Boccia, e ouvimos falar de determinados valores investidos em motores de um Audi RS3, relembro os que com outros (handicaps) motores não têm prioridade e oportunidade de se desenvolverem desportiva e pessoalmente, no nosso clube. E a modalidade de atletismo, no meio fundo e fundo, femininos, onde despontam anualmente valores, não justifica, que quando seniores, possam continuar a representar o clube fazendo-nos reviver tempos áureos das Albertinas, Manuelas, Conceições…? 

Mas, acredito que ainda podemos aspirar a mais. Só a título de exemplo, xadrez, escalada, orientação, dança desportiva, futsal feminino, são áreas cada vez com maior adesão por parte da juventude nos estabelecimentos de ensino da região, e que, sem grandes custos, pode(ria)m trazer para o SCB um número crescente de jovens desportistas, dando desta forma maior visibilidade ao nosso emblema, na região, no país e no estrangeiro. 

O SCB é conhecido entre os seus adeptos por, ENORME para O distinguir dos que se dizem grandes. Vamos pois, continuar a crescer, aumentando o ecletismo e sem receio de aprender e colaborar com os que sendo considerados pequenos (clubes de bairros e freguesias) nos podem ajudar e ser ajudados. Acreditem que por lá, há inúmera “matéria” (ideias, crianças e jovens) para aproveitar. 

E, a propósito de grandezas, a dos dirigentes também se pode medir pela disponibilidade que apresentam em confrontar ideias, ou ideais, em debate com adversários eleitorais... (rima e… é verdade).

 

Autor: Carlos Mangas
DM

DM

5 maio 2017