Em Moreira de Cónegos, o Moreirense viu-se literalmente grego com Samaris a enveredar pelo também simpático afago no estômago. O árbitro não deu cartão a ninguém. O Sporting e o Porto fizeram queixa de Samaris. Coisas de interesseiros.
Segunda-feira foi a minha vez de levar um soco no estômago, um soco daqueles que nos tira a respiração. Encontrando-me de férias, só tardiamente pude assistir à apresentação da lista de António Salvador e da sua respetiva comissão de honra. E se a lista é a costumeira, a constituição da comissão de honra teve o condão de me levar ao engasgo com um pedaço maravilhoso de alcatra da Terceira.
E é que não houve Verdelho dos Biscoitos que me fizesse engolir a alcatra que ficou tão entalada quanto alguns dos nomes que vi na constituição da dita comissão. Adeptos confessos de outros clubes povoam a lista a par de pessoas que nunca devem ter posto um pé num qualquer evento desportivo do Braga. Os suspeitos do costume a par dos insuspeitos, dos que em privado dizem uma coisa e em público fazem outra. Muitos interesseiros, poucos interessados.
O estômago ainda me dói do soco que levei. O poder económico, o poder político, o poder religioso, a tríade de que Salvador se valeu para mostrar à cidade que todos os que importam estão com ele. E, espanto do espanto, os assalariados do clube também foram dar uma ajuda ao candidato a presidente. Na hipótese, cada vez mais provável, do outro candidato a presidente ganhar, quero ver com que cara os capitães de equipa vão receber o novo presidente. Fica-lhes mal, fica-lhes mesmo muito mal. Promiscuidades que deviam ter sido evitadas.
A lista não me sai da cabeça. Não há nenhuma mulher na direção. Que importa, dirão vocês. Mais fracas, mais pequenas, menos inteligentes, diria Janusz Korwin-Mikke. Ana não sejas má, não calhou, foi o que foi. E depois, na fotografia, aparecem todos de braços cruzados. Isso não era coisa para mulher. O demónio da alcatra continua entalada.
Voltei a olhar, pus os óculos, não queria acreditar. Os cata-ventos, aqui estão eles. Os que nas outras eleições estiveram na lista do candidato perdedor juntam-se agora ao homem que combaterem há quatros anos. Agora estou enjoada. Já não vou poder comer um Dona Amélia.
O Fontinhas foi campeão na Terceira. Junto-me aos festejos, afinal equipam de vermelho. Vou beber em honra deles. Haja quem tenha honra.
Autor: Ana Pereira