Ainda ressoam aos nossos ouvidos os telintares das campainhas pascais na celebração de mais uma Páscoa da Ressurreição de Jesus Cristo.
É um grito de glória e louvor ao Salvador Jesus Cristo, que, depois de ter passado por inauditos sofrimentos físicos e morais, mormente a Sua morte, se levantou do túmulo ao 3.º dia, vivo na totalidade do Seu ser e na grandeza da Sua majestade.
O que se passou de novo e belo tem semelhança com a natureza terrestre e solar. Depois dum inverno frio e chuvoso, a pouco e pouco, o mundo que nos cerca e vivifica começa a levantar-se, a aquecer, as plantas a rebentar e a manifestar virilidade, flores e frutos. O grande motor é o sol que ilumina e aquece.
A Ressurreição de Cristo é o sol da nossa fé. A Sua grandeza está na vitória da vida sobre a morte. Cristo foi varado no Seu coração, donde jorrou sangue e água, descido e sepultado. Mas no dia do sol (sunday), por próprias forças se ergue. Está vivo. E testemunha a Sua Ressurreição através de várias aparições.
As mais importantes são aos Apóstolos, os quais se encontram no dia de Páscoa no Cenáculo de Jerusalém. Mesmo com portas fechadas, Cristo vivo aparece junto deles e os saúda repetidamente “A paz esteja convosco”. Renovou as aparições a esse grupo apostólico, porque queria contar com eles para a Sua obra: a implantação do Reino de Deus.
Ao fim de 40 dias, desapareceu dos olhares humanos, mas continua vivo e atuante na igreja e no mundo. E não os desampara, pois tem o Divino Espírito Santo que ilumina, fortalece e santifica os cristãos.
Podemos afirmar que Cristo continua a ser a alma da Santa Igreja, servindo -se do ministério sacerdotal para anunciar a boa-nova da salvação.
A Ressurreição de Cristo é a chave da nossa esperança. Cristo é o nosso Irmão mais velho que abriu o caminho para nós o seguirmos. No fim dos tempos, os corpos humanos voltarão à vida e tornar-se-ão incorruptíveis.
A Ressurreição é a nossa alegria. Num mundo cheio de sombras, pesares, violências, lamentações, ela nos apela a levantar os corações ao alto e a dar graças ao Senhor nosso Deus.
Enfrentemos a vida de cabeça erguida e não nos deixemos quebrar pela tristeza e pessimismo. Hora a hora Deus melhora. Com Cristo venceremos. Louvemos o Senhor! Aleluia!
RESSUSCITOU! RESSUSCITOU!
Cristo vivo, querido, ressuscitado,
Mais um dia fascinante, esperado,
Que inunda nossas almas de emoção,
Paz, amor e plena satisfação.
Fizestes Vossa viagem com beleza
Por caminhos ásperos, com certeza,
Curastes doentes, estropiados,
Erguestes amigos já sepultados.
O formoso rosto que levantastes,
Na cruz se inclinou quando expirastes.
Ao terceiro dia, a morte é vencida
E a vida ressurge cheia de encanto.
É a Páscoa luminosa, tão querida,
No dia do ano mais belo e santo.
Autor: Manuel Fonseca