No dia 20 deste mês, encontrei-me, acompanhado de dois amigos, com o sr. Presidente da Câmara Municipal, dr. João Rodrigues. O encontro teve como objectivo primeiro endossar-lhe os parabéns pela excelente vitória que conseguiu no passado dia 12 de Outubro.
1 - A conversa, foi disso que se tratou, decorreu no gabinete do Presidente. Foi muito calorosa, descomprimida e descomprometida. Os meus amigos acompanhantes associaram-se a essa conversa, colocando questões, algumas pertinentes e interessantes, às quais o Presidente ia dando as respostas devidas com sabedoria e clareza, dando a entender que estava dentro de todos os dossiês do município. Os meus amigos ficaram deslumbrados com a simplicidade, com a tranquilidade, com os saberes do novo Presidente.
2 - De facto, foi notório a energia e a disposição positiva demonstradas pelo dr. João Rodrigues. O Presidente conhece bem o caminho que quer trilhar. Sabe o que quer. Tem ideias bem definidas e precisas para a cidade e para as freguesias. Estabeleceu as prioridades. Tem consciência do que lhe espera. Sabe que a sua acção depende muito do trabalho interessado e positivo da oposição para levar o seu projecto a bom porto. Este “corpus” de exigências pessoais que traçou e faz questão de cumprir, acompanhado de sinais voluntariosos de firmeza que se propõe irradiar pelo município, auguram um bom mandato para a “construção” de uma cidade mais cada vez mais interessante e importante no contexto local e internacional.
3 - As freguesias mereceram, na conversa, um lugar de destaque. Não há dúvida que as freguesias, as periféricas e as rurais, são células sociais e culturais muito vivas, activas e de proximidade que merecem toda a atenção do executivo camarário. Nesta realidade, percebeu-se que João Rodrigues tem a dimensão certa das virtualidades dessas unidades no serviço que prestam e a noção cabal das necessidades que estas precisam para melhor se afirmarem nas suas comunidades. São estas as razões, e razões óbvias, que levaram o Presidente a abraçar este pelouro, chamando para si e por inteiro esta responsabilidade.
4 - Para mim, esta forma de estar, esta simpatia, talvez melhor, esta empatia demonstradas pelo Presidente não tem nada de surpreendente. Já me tinha apercebido do seu real valor humano, da sua capacidade intelectual, do seu entusiasmo e do seu envolvimento social em resolver os problemas dos munícipes. É um bracarense que adora a sua cidade. Pelas conversas tidas antes da eleição, ganhei esta confiança e esta certeza que João Rodrigues, apesar da maioria relativa que tem, vai levar o município a outro patamar de desenvolvimento e de bem-estar social.
Surpreendidos ficaram os meus amigos que deixaram escapar palavras elogiosas pela forma como foram recebidos e como o Presidente explanou, com vivacidade e com determinação, o seu projecto. Com palavras simples, com ideias claras e com um entusiasmo bem controlado e consciente, os meus amigos não tiveram dúvidas que temos um homem de arreganho e capaz de abraçar bem o projecto delineado. Temos, de facto, um Presidente que honrará com fervor e responsabilidade os compromissos assumidos.
João Rodrigues merece ser apoiado por todos. Mais pela oposição que se quer exigente, é verdade, mas construtiva e responsável. É preciso uma oposição que esteja ao serviço integral das pessoas, da cidade e das freguesias. Todos juntos, poderemos construir um município de qualidade superior e uma referência valorativa na região e no país. Assim o queiramos.