twitter

Caminhar é saudável

Caminhar é um exercício simples para quem quer emagrecer um pouco. Mas, não basta apenas caminhar e julgar que essas gordurinhas desaparecem. É necessário muito mais do que isso...
As caminhadas são óptimas, embora seja necessário ter cuidado com outros fatores. Dizem os entendidos na matéria que, não há nada melhor do que uma boa caminhada num parque, pelas ruas ou pela praia, descontraindo o corpo e eliminando o stress acumulado no dia-a-dia. Não se esqueçam que para além de exercício físico, a caminhada é um bom tonificante psicológico. Mas, não adianta fazer uma caminhada de sua casa ao café ou ir à padaria. É preciso caminhar muito e bem!... As caminhadas implicam um desgaste físico para que as calorias, acumuladas no seu corpo possam ser libertadas em abundância. Se, continuar a consumi-las em demasia e a sua libertação não for superior à sua acumulação, então não conseguirá emagrecer quase nada. Caminhar estimula os batimentos cardíacos, liberta o stress e algum tempo depois sentir-se-á bem melhor. É um excelente meio para descontrair e, se for para um local que lhe agrade, particularmente, as coisas funcionarão ainda melhor.
Contudo, caminhar tem certas regras e limites. Caminhar quinze minutos não vai libertar as suas calorias e, caminhar por muitas horas, poderá ser um exagero face à sua constituição física. Por isso, e antes de começar a fazer longas caminhadas, deve aconselhar-se com um especialista na área para saber até onde as suas capacidades lhe permitem ir.
Caminhar é um exercício que pode ser realizado por qualquer pessoa, independentemente da sua idade. Normalmente, a caminhada é feita por pessoas mais idosas, mas os jovens que, não têm tempo para ir ao ginásio, já adotaram também esta técnica de exercício. Todavia, se acha que essas gordurinhas estão demasiadamente evidentes e quer algo rápido e eficaz para abatê-las, então a melhor opção não é certamente a caminhada.
Ainda que caminhar faça muito bem ao organismo, porque sempre se movimenta, a realidade é que isso não basta e que, para se verem os resultados, é preciso algum tempo. O cuidado com a alimentação é imprescindível porque se continuar a comer grandes refeições e a ingerir coisas com excesso de calorias, o mais certo é que não note diferenças no seu corpo. Assim, basta ter algum cuidado com a alimentação, não comer muitas gorduras, nem fritos, e comer em doses pequenas mais vezes ao dia.
Caminhe em passos largos e em ritmo acelerado, para que consiga eliminar essas calorias. O segredo é transpirar! Se sentir que está a transpirar muito, não se preocupe, pois é sinal que a caminhada está a produzir efeito. Deve-se começar por caminhar poucos minutos, diariamente, e ir aumentando a intensidade, o ritmo e a duração. Com o passar do tempo, sentir-se-á mais capaz para caminhar mais tempo.
Deve-se caminhar em locais, de preferência em espaços amplos e pouco poluídos, e caminhar sempre em ritmo acelerado e em passos largos. Pode-se alternar a caminhada com pequenas corridas e, de seguida, voltar a caminhar novamente. Deve-se levar sempre água, e ter atenção nos dias mais quentes, para não ficar desidratado.
Se tem pouca paciência, não tem disponibilidade ou condições económicas para frequentar um ginásio, o melhor é caminhar e abandonar um pouco a vida sedentária, cada vez mais impregnada na nossa sociedade.

Luís Covas

Luís Covas

28 novembro 2025