Num contexto em que o marketing influencia diariamente o que colocamos no carrinho de compras, torna-se essencial desenvolver um olhar crítico e fazer escolhas mais conscientes, baseadas em informação e não apenas em estratégias de publicidade.
Muitas vezes, não é o sabor que decide que alimentos compramos, mas sim a embalagem colorida ou o anúncio divertido que vimos na televisão ou nas redes sociais através de um influencer que seguimos.
A verdade é que muitas das nossas escolhas alimentares não são assim tão livres. As marcas e a indústria alimentar investem milhões para conquistar os consumidores desde cedo, com produtos com cores vibrantes, personagens de desenhos animados, brindes colecionáveis e slogans fáceis de decorar. Estas são estratégias que associam alimentos ricos em açúcar, sal e gordura a momentos de prazer e de diversão.
As redes sociais reforçam ainda mais esta influência. Estudos revelam que uma grande maioria de adolescentes já comprou alimentos após vê-los promovidos por influenciadores, sendo que a maioria desses produtos não cumpre com os critérios de definidos pela Organização Mundial da Saúde para uma alimentação saudável. Por outro lado, alimentos realmente nutritivos, como frutas e vegetais, raramente são promovidos de forma apelativa.
Também os rótulos merecem a nossa atenção. Frases como “natural”, “zero% gordura” ou “rico em vitaminas” parecem promissoras, mas muitas vezes escondem mais açúcar do que uma sobremesa!
Por isso, é importante desenvolver um olhar mais crítico, para não deixar que sejam as marcas a decidir o que coloca no prato. Antes de comprar, pergunte-se:
Será que estou a escolher isto porque gosto mesmo… ou porque vi num anúncio?
Já li o rótulo? Sei mesmo o que estou a comer?
E aquele produto com uma embalagem chamativa e colorida… será mesmo boa opção para mim e que deverá fazer parte da minha alimentação diária?
A alimentação saudável começa com informação e consciência. Precisamos de aprender a escolher com o cérebro, não apenas com os olhos.
Pode contar com o apoio da DECO Minho através do número de telefone 258 821 083 ou através do endereço eletrónico [email protected]