twitter

Dia Mundial da Alimentação (2025)

Assinalou-se no passado dia 16 de outubro o Dia Mundial da Alimentação. Em 2025, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) celebra o seu 80.º aniversário e lança um apelo global à ação conjunta para transformar os sistemas agroalimentares, construindo um futuro pacífico, sustentável e com segurança alimentar para todos.

O acesso a uma alimentação saudável, produzida em equilíbrio com o planeta, exige o compromisso dos governos, das organizações e dos cidadãos. mas começa sobretudo com cada um de nós.

Uma dieta equilibrada, completa e variada é essencial para promover a saúde e prevenir doenças. Siga as recomendações da Roda da Alimentação Mediterrânica, a qual, de forma simples mostra como escolher e combinar os alimentos que devem fazer parte da alimentação diária. Prepare refeições nutricionalmente equilibradas e respeite as porções recomendadas pela Roda dos Alimentos.

O que depende de nós? Essencialmente, podemos planear as refeições da semana e, na sequência, fazer uma lista das compras necessárias e cumprir essa lista, privilegiando produtos locais, frescos e da época e, se possível, a granel.

Devemos comprar apenas as quantidades necessárias. Relativamente ao prazo de validade dos alimentos convém não esquecer que a indicação “consumir até…” indica a data-limite de consumo (ex. os iogurtes ou os queijos frescos). Após essa data o produto não pode ser consumido. Já “consumir de preferência antes de…” indica a data de durabilidade mínima. Os alimentos podem ser consumidos posteriormente a essa data, desde que a embalagem e as suas características se mantenham inalteradas. Utilize sacos reutilizáveis e transporte corretamente os alimentos congelados.

Depois de comprar, já em casa, procure guardar os alimentos de acordo com o rótulo e organize o frigorífico e a despensa, consumindo primeiro os produtos mais antigos.

Prefira métodos de confeção saudáveis: grelhar, cozer, ou refogar com pouca gordura, evitando os fritos. Aproveite integralmente os alimentos: os talos e as folhas para a sopa; a fruta madura em batidos ou sumos; o pão do dia anterior em açordas e as sobras transformadas em novas refeições. Sempre que possível reutilize. Por exemplo, a água de cozedura dos legumes para as sopas ou para regar plantas.

Não se esqueça do lema da FAO para o Dia Mundial da Alimentação “De mãos dadas por uma alimentação e por um futuro melhor.”

Fernando Viana

Fernando Viana

18 outubro 2025