twitter

De volta à escola

Todos os anos com o regresso às aulas persiste o problema, transito caótico. Portugal tem uma população estudantil significativa, o que faz com que a gestão do trânsito à volta das escolas seja um desafio constante. Os números de alunos inscritos no ensino obrigatório em Portugal para o ano letivo de 2025/2026 não foram divulgados oficialmente pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, no entanto, é possível estimar um valor com base em dados de anos anteriores. Em 2023/2024, havia mais de 1,1 milhão de alunos no ensino básico e secundário (pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos e secundário) e mais de 448 mil alunos no ensino superior, totalizando cerca de 1,6 milhões de alunos nos diferentes níveis de ensino. 

A frase "pensar local para agir global" é um conceito central para a sustentabilidade e a responsabilidade social, e aplica-se de forma muito concreta ao seu dia a dia. Algumas dicas de como contornar o problema do trânsito.

Planeie a sua rota, evite as horas de ponta e considere rotas alternativas que não passem diretamente pelas escolas.

Estacione a uma distância segura e faça o resto do caminho a pé. 

Use transportes públicos, verifique se existem opções de autocarro, convenientes para a sua rota. 

Organize turnos, fale com outros pais na sua zona e combine levar as crianças à escola em turnos. 

Caminhe ou vá de bicicleta, se a escola for perto, esta é uma ótima opção. Além de evitar o trânsito, é uma forma de exercício físico e uma boa maneira de as crianças começarem o dia com mais energia. 

Em Braga, o School Bus- projeto de transporte escolar sustentável e gratuito está de volta a partir de 11 de setembro 2025 e vai abranger todas as escolas do segundo e terceiro ciclos do concelho. Nesta fase, estão abrangidas 17 escolas, com 27 viaturas, num total de 103 circulações diárias e 1.318 quilómetros percorridos por dia. As viaturas, devidamente identificadas, estão equipadas com cintos de segurança e contam com vigilantes a bordo, garantindo que todos os alunos viajam sentados e em segurança. O serviço tem como objetivo reduzir o congestionamento de trânsito, a sinistralidade e incentivar a autonomia das crianças. 

Pedibus, é um projeto-piloto que organiza "comboios a pé" para a escola, grupos de alunos caminham juntos em percursos definidos e com a supervisão de adultos. Esta iniciativa ajuda a tirar carros da estrada, incentiva a atividade física e a socialização. De acordo com informações disponíveis, o projeto funcionou em algumas escolas de Braga, incluindo a EB1 de S. João do Souto, EB1 de Ponte Pedrinha e o Colégio D. Pedro V, a Câmara Municipal tem planos para expandir a iniciativa. 

CicloExpresso, semelhante ao Pedibus, cria "comboios de bicicleta" para as crianças irem de bicicleta para a escola de forma segura e acompanhada. O objetivo é promover a mobilidade ciclável e reduzir o impacto ambiental do transporte individual. Está presente nas escolas: EB2,3 André Soares, EB1 Carandá, EB N.º 2 Lamaçães, EB1 São Lázaro, EB1 Ponte Pedrinha, EB São Victor, Colégio D. Pedro V e Conservatório de Música Calouste.

Ana Paula Matos

Ana Paula Matos

11 outubro 2025