twitter

A importante escolha de Braga

Braga vai decidir o seu futuro daqui a 11 dias.

A escolha terá fortes consequência futuras e pesará muito no que Braga será nas próximas décadas.

Nestes últimos 12 anos Braga evoluiu muito enquanto comunidade, enquanto local onde gostamos de viver, sendo importante os bracarenses concentrarem os votos na melhor candidatura que assegure desenvolvimento do município

As políticas municipais no campo cultural, no apoio social, na vertente económica, no apoio desportivo, na valorização do nosso património, na proteção do ambiente, na recuperação do nosso parque escolar, no lazer, no desenvolvimento do empreendedorismo, na gestão eficaz e com eficiência das empresas municipais na prestação de serviços à população de Braga, fizeram com que Braga – desta vez em contraciclo com o resto do país – fosse um forte polo de atração com qualidade e de alto valor acrescentado.

A proximidade de Braga com o Porto deveria, no campo da lógica, ter resultado no contrário, mas não foi o que aconteceu.

É inegável que Braga tem problemas de habitação e de mobilidade. Sendo que o primeiro ocorre em todo o território português sem distinção, oriundo da governação socialista e que o segundo resultou de um política direta de desfavorecimento de Braga por parte do PS.

Enquanto as obras do Nó de Infias são da inteira responsabilidade do governo, uma vez que as vias a intervir são todas nacionais, a parte restante a construir da Variante do Cávado é de responsabilidade municipal mas, face ao seu elevado custo para o orçamento do concelho, têm de ter comparticipação do governo.

O governo socialista, por isso, nunca exerceu as competências que lhe cabiam a favor da nossa cidade.

Sendo assim, é crucial para Braga concentrar os votos na candidatura que nos oferece as melhores soluções para Braga. Então, vejamos o melhor interesse para o concelho:

Será o de uma candidatura que, mais do que independente, é, sobretudo, uma candidatura individualista, sem obra relevante para mostrar, sem equipa, sem ideias e projetos, atrás das redes sociais, conforme todos já perceberam?

Será uma candidatura de um político, altamente comprometido com o passado mesquitista, ausente da vida bracarense nos últimos 12 ou mais anos e que agora aparece sem chama e com projetos ultrapassados?

Será um candidato que, apesar de eleito pelo nosso circulo como deputado, foi ausente dos problemas do concelho e que apresenta projetos e ideias completamente parangonas, que parecem oriundos de um qualquer gabinete de comunicação lisboeta?Esta candidatura, além de desconhecer Braga, tem grandes responsabilidades por não ter contribuído para uma maior robustez no combate ao projeto socialista como ocorre, entre outras cidades, em Lisboa, Porto ou Guimarães.

Será credível a candidatura de um candidato populista, cujo único ponto que apresenta é a de viver à sombra um líder que faz da mentira um instrumento de luta política e sem projeto para Braga ?

A candidatura de João Rodrigues, pelo contrário, é a única que permite, com mais segurança lidar com sucesso três matérias essenciais para o desenvolvimento de Braga: o desenvolvimento de políticas municipais existentes, a resolução do problema da habitação e da mobilidade.

Quanto à habitação Braga, João Rodrigues tem obra para mostrar, quer pelo facto de Braga ser o município que mais passa licenças de construção, quer pelo novo PDM, com mais de 30 % de área para construir, quer pelo sucesso de políticas de habitação da BRAGAHABIT, que abrange um grande número de famílias carenciadas e é exemplo nacional e internacional.

Quanto à mobilidade a candidatura de João Rodrigues é aquela que tem propostas consistentes, quer quanto à finalização da Variante do Cávado, quer quanto à criação de um segundo anel da cidade, a par do desenvolvimento dos transportes públicos com propostas realistas e financeiramente exequíveis – como o BRT – e outras mobilidades de meios alternativos de mobilidade.

Ainda assim, alguém tem dúvidas?: compare o leitor a equipa de luxo que João Rodrigues tem para o executivo municipal, quer para a Assembleia Municipal quer para as freguesias. Tudo gente com obra para mostrar! Alguém tem, entre outros, uma pessoa equivalente ao mérito de Fernando Alexandre? Aliás, alguém conhece, sequer, a equipa dos outros candidatos ?

Se ainda assim persistem as dúvidas, basta ver os debates e facilmente se apercebe que é necessário concentrar os votos em João Rodrigues pela extrema convicção, fundamento e serenidade com que apresenta as suas ideias.

Joaquim Barbosa

Joaquim Barbosa

1 outubro 2025