1. Prometi lembrar Carlo Acutis, um jovem canonizado no passado dia 07. Faço-o hoje com uma dupla finalidade: mostrar o bom uso que fez da Internet e sublinhar o contributo dado para fortalecer a fé na presença real de Jesus na Santíssima Eucaristia.
2. Carlo Acutis foi beatificado pelo Cardeal Agostinho Vallini a 10 de outubro de 2020, na Basílica de S. Francisco de Assis, e canonizado por Leão XIV, na Praça de S. Pedro, a 07 de setembro de 2025.
Está ligado a dois milagres reconhecidos pela Igreja Católica: a cura de um menino brasileiro com uma anomalia no pâncreas, em 2010, e a recuperação de uma jovem da Costa Rica, que sobreviveu a um grave acidente de bicicleta, em 2022. Foram fundamentais para a sua beatificação, o primeiro, e para o processo de canonização, o segundo.
3. Nasceu em Londres a 03 de maio de 1991 e faleceu em Monza (Itália), com 15 anos de idade, a 12 de outubro de 2006, vítima de leucemia fulminante. Os seus restos mortais encontram-se na Igreja de Santa Maria Maior (também chamada Santuário do Despojamento), em Assis.
Tinha uma enorme devoção à Santíssima Eucaristia e a Nossa Senhora e prestava grande atenção aos pobres. Tinha particular cuidado com a ajuda aos sem-abrigo. Em casa, pedia para colocar a sobra de comida em recipientes, a fim de a levar aos desabrigados locais. À noite costumava ir com os pais pelas ruas de Milão distribuir cobertores e refeições quentes aos sem abrigo.
4. Não obstante a idade tornou-se perito em informática, colocando as redes sociais ao serviço da evangelização.
Criou um site dedicado a catalogar cada milagre eucarístico acontecido no mundo e manter uma lista das aparições marianas aprovadas pela Igreja Católica.
Acutis lançou o site em 2004 e trabalhou nele por dois anos e meio, envolvendo toda a família no projeto. Foi inaugurado a 04 de outubro de 2006, Festa de São Francisco, poucos dias antes da sua morte.
Por estar hospitalizado, Acutis não pôde comparecer à estreia de sua exposição na Igreja de São Carlos Borromeu, em Roma. A mesma exposição também foi apresentada na sua escola secundária, o Instituto Leão XIII.
Tinha solicitado aos pais que o levassem em peregrinação aos locais de aparições marianas e de todos os milagres eucarísticos conhecidos no mundo, mas não teve tempo de concretizar esse desejo.
Apreciava as iniciativas do beato Tiago Alberione e da Madre Tecla Merlo ao usarem os media para evangelizar e proclamar o Evangelho e pretendia fazer isso com o site que havia criado. Também gostava da edição de filmes e de histórias aos quadrinhos. Foi no site que disse: "quanto mais Eucaristia recebemos, mais nos tornaremos como Jesus, para que nesta terra tenhamos uma antecipação do Céu".
5. Em memória de Acutis os bispos Raffaello Martinelli e Angelo Comastri ajudaram a organizar uma exposição fotográfica itinerante de todos os locais dos milagres eucarísticos. Desde então, ela viajou para dezenas de países diferentes nos cinco continentes.
O prefácio da versão impressa da exposição foi escrito pelo cardeal Angelo Comastri e traduzido para 18 idiomas.
Foi levada para mais de 10.000 lugares, incluindo igrejas, palácios de congressos, clubes de jovens e centros de acolhimento. Também veio para a canonização de Francisco e Jacinta Marto, em Fátima.
6. Após a sua beatificação Carlo passou a ser considerado modelo de santidade contemporânea, inspirando movimentos de evangelização online, pastorais juvenis e reflexões éticas sobre o uso das tecnologias da informação.
A sua atuação tornou-se símbolo da integração entre fé e tecnologia, especialmente entre os jovens católicos.
Que a sua memória contribua para o bom uso da Internet.
A exposição «Os Milagres Eucarísticos no Mundo» pode ser vista, virtualmente, nas páginas www.carloacutis.com, ou www.miracolieucaristic.org.