twitter

A coerência na política e o meu trabalho parlamentar

A atividade política, no seu lado mais nobre exige, além de competência e integridade, a coerência como um dos fatores também fundamentais.

A integridade e competência são essenciais como o ar que se respira também a quem se dedica à política. A falta destes dois valores fundamentais tem levado ao descrédito das pessoas nos partidos, nos políticos, nos governos e até em muitos organismos da administração pública.

A coerência, por seu lado, é algo que é construído pelas ações, pelos resultados e pode até demorar mais tempo a ser percetível .

Num texto anterior, neste jornal, antes das eleições de legislativas de 2024, escrevia como reafirmação pública do meu compromisso público como deputado à Assembleia da República:

“Braga necessita, seja qual for o governo que resulte destas eleições, de ter um deputado da Nação, com voz atenta, firme, reivindicativa, atenta, entre outras, às obras do Nó de Infias, – da responsabilidade do governo de Portugal – ao BRT, às novas estações ferroviárias e rodoviárias, às novas vias de comunicação que são imperiosas para Braga, um deputado reivindicativo, quanto aos atrasos das obras nas residências públicas universitárias, ao atraso da aprovação do PDM, aos atrasos das medidas governativas para diminuir o problema da habitação, aos atrasos inconcebíveis do Plano de Recuperação e Resiliência, que tenha uma atenção especial à renaturalização do rio Este, a outros rios e seus afluentes, ao financiamento da nova ETAR do rio Este, sem esquecer os problemas de desemprego que começam a aumentar, das falências, da impossibilidade de cada vez um número maior de empresas pagar os devidos impostos, entre muitos dos problemas que Braga tem.”.

Quem acompanhar os problemas da nossa cidade e os pontos que citei acima, perceberá que se avançou muito em todos eles entre as eleições de 2024 até ao momento atual.

Claro que os grandes responsáveis, os principais motores responsáveis por estarmos atualmente muito melhor do antes das eleições legislativas de 2024, é o atual executivo municipal, por um lado e governo social democrata por outro.

No entanto aos deputados cabe influenciar, insistir, chamar a atenção, não deixar passar uma oportunidade, quer no plenário, quer na comissões parlamentares, quer em diversos encontros ou nos corredores do Parlamento, de conversar com os governantes, sendo claros, incisivos, determinados e consistentes na defesa da sua terra e do seu país.

Não me cabe a mim apreciar a minha atividade parlamentar, tal cabe antes aos eleitores e leitores deste texto, embora tenha a consciência tranquila em todos os pontos que acima referi e em relação aos quais me comprometi lutar e atuar. De facto, por vezes publicamente, outras vezes, mais discretamente, trabalhei em todos eles e sinto-me interiormente descansado com a sensação do dever cumprido.

Sinto, no meu íntimo, que fui coerente com o que me tinha comprometido publicamente mas o que realmente importa é o que as pessoas entendem.

Assim, e continuando novamente no Parlamento, mantenho na integra a minha responsabilidade como deputado da Nação mas com as raízes bem incrustadas na nossa cidade e em todo o nosso concelho.

Em todos os pontos acima indicados há que trabalhar, continuar, com toda a determinação, uma vez que nunca seria num ano de governação que tudo seria solucionado, dado o marasmo da anterior governação socialista.

Existirá também uma atenção muito especial para com as nossas instituições de caráter social que cuidam dos mais frágeis da nossa sociedade, para com a criação ou o desenvolvimento de infraestruturas importantes para o bom funcionamento de instituições da nossa cidade, bem como para todos os projeto económicos que desenvolvam a nossa cidade e criem riqueza, como, a título de exemplo, o projeto a que a INVESTBRAGA com o município de Braga se candidataram recentemente para a criação de um centro de excelência de inovação, investigação e desenvolvimento da ciência médica, em parceria com importantes instituições académicas, de investigação e económicas da nossa cidade e região, com um investimento superior a 6 milhões de euros, comparticipado em cerca de 58% pela nossa autarquia.

Tendo o concelho de Braga a vantagem de ter como deputado Hugo Soares, um dos mais influentes e competentes políticos portugueses, que ama muitíssimo o seu concelho, confesso que a minha tarefa está facilitada mas também é mais exigente.

Assim o trabalho parlamentar continuará em articulação com o município de Braga, com os órgãos do PSD e o seu Grupo Parlamentar, procurando, com toda a coerência, assim, defender e tornar exequível tudo aquilo a que nos comprometemos.

Joaquim Barbosa

Joaquim Barbosa

18 junho 2025