Com a importância que o exercício físico tem na saúde e bem-estar de uma pessoa há a tendência, por vezes, de recomeçar a prática desportiva quando se tem 45 ou mais anos de idade. No entanto não tente correr, pedalar ou nadar mais depressa do que um jovem porque isso pode produzir maus resultados.
Na verdade, fugir da cadeira do escritório ou do seu local de trabalho é uma prática que está a generalizar-se cada vez mais. Os grandes beneficiados são o coração e o estado físico e mental. Quem perde é o peso, em excesso, e o maldito stress! Tudo isto são vantagens mais do que suficientes para repensar a forma como passa o seu tempo de lazer. As opções à sua escolha são muitas e variadas, podendo ainda pegar no resto da família e pedir que o acompanhem para uma caminhada ou um passeio de bicicleta. Praticar desporto, só ou em conjunto com a família, terá certamente enormes vantagens, e para além do bem-estar que proporciona é estimulante e gratificante.
Mas não se esqueça que se tiver alguma idade, a entrada no mundo do desporto exige alguns cuidados preliminares. Aos 45/50 anos tem obrigação de saber que não é a mesma coisa como se tivesse dezoito ou vinte. A realidade é bem diferente. Para os adultos, sobretudo a partir dos 45 anos, recomenda-se que vigiem o coração. No fundo, tudo se resume a uma regra de ouro: aprender a não ultrapassar os seus próprios limites. Por esse motivo, antes de vestir o fato de treino, é preferível fazer uma visita ao médico. Depois, importa saber que prática desportiva se adequa ao seu perfil e gosto. É também mais do que evidente que o pai não deve querer demonstrar ao filho que ainda é capaz de ser mais rápido do que ele. Praticar exercício físico não deve ser confundido com uma forma de afirmação e, muito menos, com algum tipo de exibicionismo. Em vez disso, deve ser encarado como uma esforço salutar, em que cada um aprende a conhecer e a lidar com os seus próprios limites. O objectivo é uma vida mais saudável e a prática de desporto com a família é uma oportunidade para os mais velhos ensinarem os seus filhos a atuar adequadamente. Seja qual for o tipo de atividade física escolhida, o importante é que todos passem bons momentos juntos e por isso desejem repeti-los.
A atividade na natureza é uma excelente oportunidade para a prática do exercício e para o são convívio familiar. Para além de uns magníficos passeios a pé, podem apreciar-se novas e excelentes paisagens que a natureza nos oferece. Desta forma, consegue-se um maior equilíbrio das nossas capacidades físicas e motoras para além do alívio da fadiga mental.
Contudo existem outros desportos, como o Ténis e o Golfe, que também podem contribuir para o bem-estar que tanto ambicionamos, sendo modalidades que continuam a privilegiar o contacto com a natureza e permitem melhorar a destreza e a coordenação geral.
Às pessoas com mais de 45 anos aconselha-se um exame médico completo antes de se iniciarem na prática de tão exigentes modalidades desportivas.
Meus caro(a)s amigo(a)s não se esqueçam que o desporto é saudável para o corpo e para a mente, relembrando a expressão «mente sã em corpo são», mas, atenção, ninguém consegue ser campeão num só dia, e por isso recomenda-se a prática do exercício físico com moderação!
Prática de exercício físico não tem idade mas não corra mais que o seu filho
Luís Covas
13 junho 2025