Braga, através da INVESTBRAGA, irá candidatar-se a um projeto muito importante para a cidade que poderá trazer grandes avanços na área da saúde e das ciências da vida.
O que se pretende é criar em Braga um Centro de Valorização e Transferência na área de Medicina, Bioengenharia Biotecnologia.
Assim, através da candidatura ao fundos comunitários, o objetivo é o de obter um financiamento de 4 milhões, acrescidos de cerca de 2 milhões de euros com forte financiamento de origem municipal.
Pretende-se, assim, no terreno contíguo ao parque de estacionamento da INVESTBRAGA, a criação de um edifício com uma área de 4.200 m2, quer comportará:
- LABORATÓRIOS NUCLEARES.
- SALA DE REUNIÕES.
- ÀREAS PARA GESTÃO DA INFRAESTRUTURA.
- LOCAIS ESPECÍFICOS PARA INCUNBAÇÃO DE EMPRESAS E DISSEMINAÇÃO DE RESULTADOS.
O consórcio a construir terá a participação dos principais atores do SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO relacionados com a área das CIÊNCIAS DE VIDA E SAÚDE, como :
- A UNIVERSIDADE DO MINHO E O SEUS VÁRIOS CENTROS DE INOVAÇÃO.
- O CENTRO CLÍNICO DE BRAGA.
- O INL .
- O IPCA.
-A CGD (COMPOSIÇÃO GRÁFICA ).
- BEM COMO EMPRESAS DO MINHO COM ATIVIDADES NO SETOR DAS CIÊNCIAS DE VIDA E DA SAÚDE.
O que se pretende é contribuir para a criação e crescimentos de negócios baseados em start-ups de tecnologias científicas, que aportem produtos, processos e serviços de alto valor acrescentado, para a área da saúde e ciências de vida.
Foi aprovada inclusive na ultima assembleia municipal um alteração do objeto social da INVESTBRAGA para ser possível a candidatura a este projeto.
Mais uma vez, este executivo municipal é o motor essencial para reunir as nossas entidades de excelência no sentido de fazerem um trabalho articulado e coordenado com o objetivo de atingir resultados de grande importância para a nossa população.
Como, aliás, tive ocasião de realçar no plenário da Assembleia da República, aquando da discussão o Orçamento de Estado, perante o Ministro da Economia e os respetivos Secretários de Estado, a propósito da atribuição para Braga da importante distinção do CIDADE EUROPEIA EM ASCENÇÃO, graças às atuais políticas municipais, foi possível criar um importante ecossistema
Ecossistema integrado pelas importantes comunidades académicas, científicas, empresariais, tecnológicas, do setor social.
A consequência foi o natural surgimento do clusters tecnológicos , clusters, industriais, culturais, e da industria criativa, interligados com o mercado global.
É precisamente este trabalho que está na base deste importante investimento que terá forte contribuição municipal, designadamente, entre outros, com o meio milhão de euros que Braga recebeu da Comissão Europeia, pela importante distinção atribuída e que será muito bem utilizado.
Como disse Ricardo Rio, no decorrer da Semana da Economia, que juntou no FORUM BRAGA o melhor da investigação, do ensino e da industria nas áreas de BIOTECNOLOGIA E BIOENGENHARIA:
“Neste particular Braga marca a diferença através da colaboração muito forte de instituições como a UM, O INL, e O IPCA”.
Este investimento, por outro lado, também permitirá repor um certo equilíbrio no Investimento Tecnológico e Científico entre a Comunidade Intermunicipal do Cávado, por um lado e a sua congénere do Ave e da Área Metropolitana do Porto, por um outro.