twitter

São Pedro, primeiro Papa?

A questão de se saber se São Pedro foi o “primeiro” “Papa”, é mais uma curiosidade que faz pensar, do que propriamente um mito e para se responder à questão presente no título deste texto, muito depende do que se entende por “Papa”. Se tomarmos este conceito no sentido contemporâneo – o de ser o bispo de Roma e possuir o poder de jurisdição sobre a Igreja universal (em pretensão) ou no Catolicismo (na prática) em questões de fé, moral, disciplina e governo – São Pedro não foi o primeiro Papa. Conforme distintas opiniões, terá sido Leão Magno (a meados do séc. V) ou Gregório Magno (na transição do séc. VI para o séc. VII).

É um facto que nos começos do Cristianismo, o termo “Papa” era um nome carinhoso dado a todos os bispos, até começar a ser, no Ocidente, um título progressivamente restringido no seu uso (até à exclusividade) ao bispo de Roma. Mas terá sido São Pedro o “primeiro” “bispo” romano? A resposta a esta questão depende de como se responde a outras duas. Primeiro: esteve São Pedro em Roma? Segundo: o que se entende por “primeiro” “bispo”?

Antes de responder a tais questões, lembremo-nos que São Pedro sempre teve um papel saliente no Cristianismo nascente e primitivo. Já nos “Evangelhos” vemos que ele é constantemente nomeado em primeiro lugar na lista dos Doze principais apóstolos e Jesus disse que São Pedro iria ser a “pedra” sobre a qual Ele iria ser edificada a Sua Igreja. Depois, noutros textos do Novo Testamento, vemos diversas pessoas irem falar com ele para solucionarem problemas e esclarecerem dúvidas, mas ele nunca vai falar com ninguém.

Posto isto, e em relação à questão de se saber se São Pedro esteve em Roma, tem-se que responder afirmativamente. As evidências cumulativas nesse sentido são esmagadoras, incluindo o importante facto de ele ter falecido martirizado nessa cidade. E isto é algo que nenhuma outra urbe alguma vez reivindicou para si. E ninguém deixaria de gostar de ter esse “trofeu” (o da vida de São Pedro ter sido dada em amor até à morte em seguimento do feito pelo próprio Jesus) associado à sua comunidade cristã.

Já acerca da questão de se saber se São Pedro foi o “primeiro” “bispo” romano, há que se saber se um bispo era entendido com o fundador e primeiro “vigilante” (sentido etimológico de “bispo”) de uma comunidade. Neste caso, a resposta é não, pois o Cristianismo chegou a Roma, e lá foi organizado em múltiplas comunidades, antes de São Pedro ter posto os pés na Capital Imperial. O mesmo se diga de outros locais onde sabemos que ele esteve presente – mas não de Jerusalém, onde, na figura de São Tiago “o Menor”, a família de Jesus foi quem liderou a comunidade cristã nascente, até que os cristãos tiveram que fugir de Jerusalém aquando da primeira guerra judaica com Roma e a demolição parcial de tal cidade em 70 d.C.

Mas “bispo” também era visto como a “figura capital” ou “refrente” de uma dada comunidade e o organizador mais importante da mesma. Neste caso, a resposta deve ser afirmativa acerca de São Pedro ter sido o “primeiro” “bispo” de Roma. Uma vez estando ele em Roma é inconcebível que os cristãos não o rodeassem, nem que ele não tenha passado a orientar decidida, espiritual e religiosamente a vida individual e coletiva dos mesmos. E isto, mesmo que, com o tempo, São Pedro tenha sido apresentado sob ideias anacrónicas do papado.

Em suma: à pergunta se São Pedro foi o primeiro Papa, “nim” é a resposta mais séria

Alexandre Freire Duarte

Alexandre Freire Duarte

26 junho 2024