twitter

Diferenças entre crianças tímidas e introvertidas!

É usual os pais dizerem “O meu filho é tímido” ou “O meu filho é introvertido”, como se de um termo igual se tratasse. Na verdade, são conceitos diferentes e é importante distinguir um do outro.

De um modo geral, falar em timidez é falar sobre coisas que a criança não gosta ou não se sente capaz para fazer na interação social que estabelece, enquanto introversão é falar sobre aquilo que a criança gosta ou prefere fazer.

Para o ajudar, deixo-lhe algumas diferenças que o ajudarão a identificar se tem um filho tímido ou introvertido. A que mais se destaca é se a criança gosta ou não de interagir com os outros. Ou seja, a criança tímida não se relaciona com os outros por proteção, vergonha ou medo, tendo vontade de o fazer, embora não se sinta capaz para tal. A criança introvertida não se relaciona com os outros por opção, preferindo estar apenas com a sua própria companhia. A criança tímida sente-se desconfortável nas suas interações sociais, pois necessita de algumas habilidades sociais que ainda não possui e isso cria-lhe ansiedade, visto que tem medo do julgamento dos outros. Contudo, isto pode mudar ao longo do tempo. Por sua vez, a criança introvertida prefere atividades que lhe permitam estar mais tempo sozinha e a “olhar para dentro”, refletindo sobre si e sobre o Mundo no geral, de forma isolada. A criança tímida tem dificuldade em fazer amigos, fica ansiosa quando percebe que tem de participar numa atividade social e pode não querer fazer uma atividade extra ou ir à Escola. Enquanto a criança introvertida sente-se mais confortável em locais com pouca gente, tem poucos amigos, observa antes de participar, é hesitante e reservada e pode passar muito tempo sozinha no quarto. Por fim, uma outra diferença é que a timidez pode ser tratada com a ajuda dos pais ou de um profissional, enquanto a introversão não, uma vez que é algo que faz parte da sua personalidade.

Posto isto, cabe aos pais estarem atentos a estas diferenças, evitando rótulos e respeitando as suas escolhas.

Elisabete Costa

Elisabete Costa

5 outubro 2023