twitter

Três paróquias de Braga percorrem "via luminosa" entoando cânticos pascais

Três paróquias de Braga percorrem "via luminosa" entoando cânticos pascais
Fotografia

Publicado em 24 de abril de 2017, às 10:26

Peregrinos caminharam de branco e com velas

As paróquias de Parada de Tibães, Frossos e Panoias uniram-se, ontem, domingo da festa da Divina Misericórdia, numa peregrinação interparoquial que teve como finalidade fazer uma reflexão sobre a "via luminosa".

Esta é a segunda peregrinação interparoquial envolvendo aquelas três comunidades cristãs do arciprestado de Braga, que estão confiadas ao padre Albano Nogueira.

Esta caminhada de "luz" e fé iniciou-se na igreja de Parada de Tibães, passou pela paróquia de Frossos e terminou na igreja de Panoias.

«Como temos a Via Dolorosa, os 14 quadros da Via-Sacra, do sofrimento de Cristo, também é importante refletir sobre a via luminosa ao longo de 14 estações divididas pelas três paróquias. A ideia desta peregrinação é perceber que a vida é uma caminhada», explicou o sacerdote.

Ao longo do caminho foram entoados cânticos pascais e em cada estação houve uma paragem para leitura de textos evangélicos e meditação/refleção e oração. 

Os peregrinos caminharam vestidos com uma t-shirt branca (cor que simboliza Cristo ressuscitado) e levaram uma vela na mão, sinal de luz.

«Precisamos da luz da fé, Cristo é a luz do mundo que nos ilumina. Toda esta simbologia é para nos ajudar a interiorizar, a entrar em comunhão, em união e intimidade com Deus que é invisível e espiritual», disse o pároco de Parada de Tibães, Frossos e Panoias.

Antes da saída da peregrinação, na igreja paroquial de Parada de Tibães os peregrinos acenderam as suas velas no círio pascal, entoaram cânticos e oraram. Depois, ao longo do caminho, foram transmitindo a luz aos peregrinos das outras duas paróquias que, à semelhança da de Parada de Tibães, levaram a suas cruzes.  

No fim da caminhada houve um momento musical proporcionado pela Banda Esperança, um grupo formado por ação do padre Albano após ter assumido aquelas três paróquias, e que interpretou canções de mensagem.

O ano passado, a peregrinação interparoquial iniciou-se em Frossos, passou em Panoias e terminou em Parada de Tibães.

A Banda Esperança participa no "Musical Mariano – 100 Anos das Aparições de Fátima" que será apresentado no Auditório Vita no dia 6 de maio, pelas 21h00. Trata-se de um projeto musical organizado pelo padre Albano Nogueira e que integra também um grupo de Fafe, que já trabalhou com este sacerdote noutros musicais.

Nas próximas semanas o musical será apresentado também em Vila Verde (28 de abril), Celorico de Basto (29), Póvoa de Lanhoso (30) e Fafe (20 de maio).


Autor: Jorge Oliveira