O Arcebispo de Braga, numa nota pastoral dirigida hoje aos sacerdotes, para organizar a pastoral em tempo de contingência, aponta como prioritário a intensificação da relação com todos os paroquianos.
No documento, intitulado "Cuidar da nossa gente com solicitude" e divulgado no site da Arquidiocese, D. Jorge Ortiga refere que o funcionamento da comunidade não pode ser «interrompido» durante este período de pandemia provocado pela Covid-19.
«Há grupos, serviços, ministérios e movimentos que esperam por formação. Falamos imenso na urgência de uma consciencialização da fé. São muitos os meios e subsídios para o concretizar», assinala o prelado, lembrando que através dos meios de comunicação digitais é possível hoje fazer reuniões e «potenciar mil e uma iniciativas».
Nesta nota, o prelado transmite também algumas orientações pastorais concretas no que respeita, por exemplo, às festas da Primeira Comunhão, Profissão de fé, festas dos santos, procissões e peregrinações, as quais «em princípio devem ser suspensas e, se conveniente, adiadas para o princípio do próximo ano pastoral».
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Jorge Oliveira
D. Jorge Ortiga desafia sacerdotes a intensificar relação com os paroquianos

Fotografia
Publicado em 18 de abril de 2020, às 16:33