twitter

D. Delfim Gomes ordenado no próximo domingo na Sé de Bragança

D. Delfim Gomes ordenado no próximo domingo na Sé de Bragança
Fotografia

Publicado em 30 de novembro de 2022, às 15:43

Novo bispo auxiliar de Braga é apresentado à Arquidiocese no dia seguinte, na Festa de S. Geraldo, padroeiro da Cidade.

Oarcebispo metropolita de Braga, D. José Cordeiro, vai presidir no próximo domingo à ordenação episcopal de D. Delfim Jorge Esteves Gomes, nomeado pelo Papa Francisco a 7 de outubro como bispo titular de Dume e auxiliar da Arquidiocese de Braga. D. Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa, D. António Marto, cardeal e bispo emérito de Leiria-Fátima, e vários arcebispos e bispos de Portugal e Espanha serão, também, ordenantes, informou ontem o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda. A cerimónia tem lugar na Catedral de Bragança, às 15h00, sendo a liturgia orientada pelo Secretariado Diocesano de Liturgia e Espiritualidade com a colaboração de vários acólitos e seminaristas da Diocese. D. Delfim Gomes é apresentado à Arquidiocese de Braga no dia seguinte àordenação, 5 de dezembro, na Festa de S. Geraldo, padroeiro da Cidade deBraga, às 17h30, na Sé. D. Delfim escolheu como lema episcopal "É dando que se recebe", da Oração da Paz atribuída a S. Francisco de Assis. As suas insígnias episcopais (brasão, báculo, anel, cruz e mitra) assentam nas cores do Nordeste Transmontano, na oliveira e no azeite. [Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Redação