A igreja paroquial de Santa Maria de Duas Igrejas, no arciprestado de Vila Verde, acolhe, no próximo domingo, 3 de maio, uma eucaristia solene que congrega a celebração do Dia da Mãe e a evocação do aniversário natalício do São Carlo Acutis, que faria neste dia 35 anos.
De acordo com uma nota enviada pela paróquia ao Diário do Minho, a celebração, com início às 10h30, será presidida pelo Arcebispo Emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, e concelebrada pelo pároco de Duas Igrejas, o padre Manuel Rodrigues, e o padre Francisco Xavier, Superior dos Passionistas.
Este momento de fé será transmitido em direto pela RTP1 e pela Rádio Voz do Neiva, permitindo o acompanhamento à distância por fiéis impossibilitados de participar presencialmente.
Durante a tarde, pelas 16h30, o programa prossegue com um momento de Adoração Eucarística e Meditação a Nossa Senhora, duas das grandes paixões do São Carlo Acutis, orientado pelo padre Tiago Rodrigues, diretor da Pastoral Litúrgica da Diocese de Viana do Castelo.
Para a comunidade paroquial, esta jornada de fé assume particular significado, não apenas pela coincidência com o Dia da Mãe, mas também por assinalar o aniversário natalício de um santo «muito venerado» nesta paróquia de Vila Verde.
«Mais do que uma celebração, este é um apelo à vivência da fé em comunidade, à valorização da família, à maternidade como divindade de Deus e ao testemunho de vida cristã inspirado pelo São Carlo Acutis», assinala a paróquia.
Duas igrejas é considerada o berço do culto ao São Carlo Acutis em Portugal, por ter sido a primeira paróquia portuguesa a expor a sua imagem, em novembro de 2021, e a expor publicamente as suas relíquias sagradas de primeiro grau em junho de 2023, oferecidas a esta paróquia em dezembro de 2022, pelo trabalho de difusão da causa do Carlo Acutis a nível nacional e internacional. Esta Paróquia foi ainda primeira do país a festejar o Carlo Acutis, em 13 e outubro de 2024.