twitter

Pastoral da Cultura de Braga realiza conferência sobre ética na era digital

Pastoral da Cultura de Braga realiza conferência sobre ética na era digital
Fotografia

Publicado em 29 de janeiro de 2026, às 12:25

Conferência é orientada pelo filósofo Artur Galvão

A Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Braga promove amanhã, 30 de janeiro, a segunda sessão do Ciclo de Conferências “A Pessoa no Centro: Desafios Éticos do Século XXI”, dedicada ao tema  “Ética na Era Digital”.

A conferência decorre às 21h00, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, e será proferida pelo filósofo Artur Galvão. 

A participação é gratuita, mas requer inscrição, através de formulário online (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfqCoW7ocwUsdBpYwddq9yGfE74oWjBrwvwZYBpbWKC0QtFjQ/viewform).

A sessão propõe uma reflexão sobre os desafios éticos colocados numa sociedade marcada cada vez mais pela digitalização, pela inteligência artificial e pela conectividade permanente, questionando de que forma é possível manter a dimensão humana e ética no centro das decisões individuais e coletivas.

Artur Galvão é professor de Filosofia na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP Braga. É membro da Direção da Revista Portuguesa de Filosofia e integra o Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos.

Este ciclo de conferências é composto por cinco sessões, reunindo especialistas de diferentes áreas do saber, com o objetivo de promover  uma reflexão sobre os principais desafios éticos da atualidade.

Após a sessão dedicada à ética digital, o ciclo prossegue no dia 13 de fevereiro com uma conferência  dedicada à “Ética e Ecologia”, apresentada pela teóloga Isabel Varanda, centrada no cuidado da casa comum.

No dia 20 de fevereiro, D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga, abordará o tema “Ética e Justiça Social”, refletindo sobre o indivíduo, a comunidade e a justiça social perante fenómenos como a exclusão e a desigualdade.

O ciclo encerra com a conferência “Ética e Economia”, conduzida pelo economista Manuel Caldeira Cabral, antigo ministro da Economia, que analisará a relação entre economia, trabalho e bem comum ao serviço da justiça social.

A iniciativa teve início no passado dia 23 de janeiro, com uma conferência do médico António sarmento, dedicada ao tema “Ética e Medicina”.

Todas as sessões  decorrem às 21h00.