A Paróquia de Prado (Santa Maria), do Arciprestado de Vila Verde, celebra a festa em honra de Nossa Senhora da Purificação, sua padroeira, até ao próximo dia 8 de fevereiro, com um programa que conjuga momentos religiosos, culturais e identitários enraizados na comunidade pradense.
O arranque das festividades acontece este sábado, 24 de janeiro, com o lançamento de uma candeia alusiva à tradicional louça de barro preto de Prado, elemento distintivo da vila e símbolo associado à devoção à Nossa Senhora da Luz, também chamada de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Candelária ou Nossa Senhora da Purificação.
A sessão decorre a partir das 15h00, no Centro Interpretativo do Artesanato em Cerâmica, e inclui a apresentação da história da festa e da candeia, bem como um momento musical marcante: a estreia pública do Hino da Senhora da Purificação.
Segundo a Comissão de Festas de Nossa Senhora da Purificação, este será um «momento solene e emotivo, de grande significado para a comunidade».
O hino da padroeira tem letra de Carla Henriqueta Barbosa, presidente da Comissão de Festas, e música do professor Luís Pinho, assumindo-se como uma expressão identitária da devoção mariana da vila.
Durante a sessão será ainda apresentado oficialmente o cartaz do programa das festividades, que evidencia a imagem da Senhora da Purificação e sublinha o carácter devocional e mariano da celebração.
A Comissão de Festas convida toda a comunidade local e o público em geral a participar neste encontro de fé, tradição e cultura, que visa preservar a memória e identidade pradense.
Recital na véspera do Dia da Padroeira
O programa contempla vários momentos altos. Além da apresentação da candeia e do hino, hoje, no dia 25 de janeiro (domingo), às 15h00, realiza-se a Procissão, uma das manifestações mais participadas, envolvendo associações e movimentos da vila e da paróquia.
No dia 1 de fevereiro, após a Eucaristia dominical das 11h30, terá lugar um Recital Mariano, a cargo do Coro Polifónico de Prado.
O momento central das celebrações acontece no dia 2 de fevereiro, Dia da Padroeira, com a Eucaristia solene às 20h00, na Igreja Paroquial, solenizada pelo Coro das 10h00, seguida da tradicional Procissão de Velas, que reúne centenas de fiéis, numa expressão profunda de fé e devoção a Nossa Senhora da Purificação.
As festividades encerram no dia 8 de fevereiro, com a recitação do Terço e a Entronização da Padroeira, às 17h00, na Igreja Matriz. Um momento de grande simbolismo que marca não só o culminar das celebrações como também a renovação do compromisso da comunidade com a sua padroeira.
De hoje até ao dia 2 de fevereiro, serão celebradas eucaristias diárias na igreja paroquial, solenizadas pelos diversos grupos corais da paróquia.
A Comissão de Festas, constituída por 20 elementos, é presidida por Carla Henriqueta Barbosa, tendo como secretária Sílvia Veiga e como tesoureiro António Fernandes, e deixa um convite a todos para viverem esta festividade com «alegria e louvor à Senhora da Purificação».