A Paróquia de São Miguel de Cabaços, do Arciprestado de Ponte de Lima, está a viver, desde sexta-feira, a Festa de Santo Antão, uma celebração profundamente enraizada na tradição local e que, todos os anos, reúne numerosas pessoas vindas de vários pontos da região.
Um dos momentos mais aguardados e emblemáticos desta festa é a bênção dos animais, na tarde deste domingo, 18 de janeiro, que convida os fiéis a lavarem consigo os seus animais domésticos para os confiarem à proteção do santo.
Este gesto simbólico e carregado de significado recorda Santo Antão Abade como protetor dos animais e sublinha a relação de cuidado e responsabilidade que o ser humano é chamado a ter para com toda a criação.
A celebração deste ano reveste-se de um significado especial por se integrar no ano dedicado a São Francisco de Assis, que assinala os 800 anos da sua morte.
Sob o tema geral das Festas do Samiguel de Cabaços, que se realizam nos terceiros e quartos fins de semana de setembro, “Francisco Santo”, a comunidade é convidada a unir duas figuras maiores da espiritualidade cristã: Santo Antão Abade, pai do monaquismo e protetor dos animais, e São Francisco de Assis, o santo da fraternidade universal e do cuidado pela criação.
Após o início das celebrações na sexta-feira e a continuidade ao longo do dia de ontem, o programa deste domingo integra diversos momentos religiosos, culturais e gastronómicos, envolvendoa a comunidade paroquial e os visitantes.
Durante a tarde, pelas 15h30, terá lugar a celebração da Bênção dos Animais, no Oratório de São Francisco, junto à Igreja de Cabaços, momento alto da festa, seguido de animação com o Grupo de Cantares do Samiguel e de Cabaços.
A Paróquia de São Miguel de Cabaços convida todos a participarem nesta festa que une fé, tradição e identidade cultural, celebrando a vida em todas as suas formas, à luz do testemunho de Santo Antão e São Francisco de Assis.