twitter

Cabaços celebra festa de Santo Antão com bênção dos animais

Cabaços celebra festa de Santo Antão com bênção dos animais galeria icon Ver Galeria
Fotografia DR

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 18 de janeiro de 2026, às 11:09

Festividade integra-se ano dedicado a São Francisco de Assis

A Paróquia de São Miguel de Cabaços, do Arciprestado de Ponte de Lima, está a viver, desde sexta-feira, a Festa de Santo Antão, uma celebração profundamente enraizada na tradição local e que, todos os anos, reúne numerosas pessoas vindas de vários pontos da região.

Um dos momentos mais aguardados e emblemáticos desta festa é a bênção dos animais, na tarde deste domingo, 18 de janeiro, que convida os fiéis a lavarem consigo os seus animais domésticos para os confiarem à proteção do santo.

Este gesto simbólico e carregado de significado recorda Santo Antão Abade como protetor dos animais e sublinha a relação de cuidado e responsabilidade que o ser humano é chamado a ter para com toda a criação.

A celebração deste ano reveste-se de um significado especial por se integrar no ano dedicado a São Francisco de Assis, que assinala os 800 anos da sua morte.
Sob o tema geral das Festas do Samiguel de Cabaços, que se realizam nos terceiros e quartos fins de semana de setembro, “Francisco Santo”, a comunidade é convidada a unir duas figuras maiores da espiritualidade cristã: Santo Antão Abade, pai do monaquismo e protetor dos animais, e São Francisco de Assis, o santo da fraternidade universal e do cuidado pela criação.

Após o início das celebrações na sexta-feira e a continuidade ao longo do dia de ontem, o programa deste domingo integra diversos momentos religiosos, culturais e gastronómicos, envolvendoa a comunidade paroquial e os visitantes.
Durante a tarde, pelas 15h30, terá lugar a celebração da Bênção dos Animais, no Oratório de São Francisco, junto à Igreja de Cabaços, momento alto da festa, seguido de animação com o Grupo de Cantares do Samiguel e de Cabaços.

A Paróquia de São Miguel de Cabaços convida todos a participarem nesta festa que une fé, tradição e identidade cultural, celebrando a vida em todas as suas formas, à luz do testemunho de Santo Antão e São Francisco de Assis.