twitter

Arquidiocese de Braga vai dar formação aos Conselhos Pastorais Paroquiais até 2033

Arquidiocese de Braga vai dar formação  aos Conselhos Pastorais Paroquiais até 2033
Fotografia

Francisco de Assis

Jornalista

Publicado em 15 de janeiro de 2026, às 21:28

Novidade dada hoje no Conselho de Arciprestes, que contou com a presença dos três bispo de Braga

A Arquidiocese de Braga vai proporcionar formação  a todos os Conselhos Pastorais Paroquiais, numa jornada que se prolonga até 2033. A novidade foi dada esta tarde durante a reunião bimestral do Conselho de Arciprestes, que contou com a presença dos três bispo de Braga.

Em declarações ao Diário do Minho, o padre Sérgio Torres, vice-arcipreste de Braga e que faz a ligação entre a Arquidiocese e os arciprestados,  começou por recordar a preocupação do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, em implementar Conselhos Pastorais Paroquiais em todo o território arquidiocesano. Para além da implementação em si, uma das preocupações das paróquias e dos arciprestados prende-se com a formação. «De facto, uma das dificuldades que muitas vezes se sente é como é que isto funciona no terreno concretamente; como é que eu faço uma reunião do Conselho Pastoral, como é que eu formo as pessoas do Conselho Pastoral. Temos uma boa novidade que vamos lançar em março, com a ajuda do padre Tiago Freitas, que é, até 2033, nós vamos conseguir que todos os anos, a Diocese, através desse contributo, sobretudo do padre Tiago Freitas, proporcione material de formação para duas reuniões do Conselho Pastoral. Se a Paróquia quiser fazer uma terceira, tudo bem, mas pelo menos para duas reuniões do Conselho Pastoral, a paróquia vai ter material de formação».

Uma novidade bem recebida pelos sacerdotes e pelos bispos que, desta forma, vêem o seu objetivo mais próximo de se concretizar e de forma mais eficiente.

A data 2033, não surge por acaso. Trata-se do “Caminho da Páscoa”, o Jubileu da Páscoa, os 2000 mil anos da Primeira Páscoa, em que a Arquidiocese de Braga tem como sonho “Levar Jesus a Todos e Todos a Jesus”.

O padre Sérgio explicou ainda que os Conselhos Pastorais não têm que se deslocar a Braga para a formação. Até porque não seria logisticamente fácil.

Assim, no próprio terreno, com muito maior proximidade, se calhar com uma situação mais concreta vai ser possível, proporcionar a formação. O primeiro vídeo, com material de apoio vai ser lançado já em março, para que quem quiser, nas suas paróquias, já pode começar a formação do Conselho Pastoral. «Portanto, pode fazer uma reunião para tratar das coisas normais da vida paróquia, o que é que se passa na vida paróquia, as suas opções pastorais, a agenda e o calendário da paróquia, mas em seguida poderá pegar nesse vídeo, porque vai ajudar a compreender um pouco melhor o que é isto de sermos igreja, de uma eclesiologia básica, ou se calhar mais profunda um bocadinho. Temos caminho para fazer até 2033», frisou.

A Plataforma Caminho de Páscoa vai ser melhorada para ter capacidade de albergar os vídeos. Além da formação dos Conselhos Pastorais, a Arquidiocese de Braga vai proporcionar formação também aos Conselhos Económicos Paroquiais.