O Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Codeiro, dirigiu uma mensagem de Natal aos católicos da Arquidiocese, desafiando-os a expressarem gestos concretos de amor e proximidade junto dos pobres, dos doentes, dos presos, dos migrantes e dos idosos.
Proferida a partir da Aldeia dos Presépios de Garfe, no Arciprestado da Póvoa de Lanhoso, a mensagem de D. José Cordeiro convida os fiéis a assumirem uma atitude ativa na construção de um mundo mais humano e fraterno.
O prelado sublinha que «a vida não espera» e que «cada gesto de amor é decisivo», sobretudo neste tempo em que vivemos, marcado por conflitos, guerras, divisões, medo, individualismo e injustiças.
Apesar deste cenário conturbado, D. José Cordeiro recorda que o Natal aponta e ilumina o caminho que o Povo de Deus é chamado a percorrer.
«Na complexidade do tempo que nos toca viver o mistério da luz alegra a nossa viagem de fé, esperança e caridade», afirma.
Na sua reflexão, o Arcebispo Metropolita de Braga incentiva ainda a iluminar o mundo e a educar para a paz e defende a necessidade «humanar a Inteligência Artificial com uma inteligência espiritual, social e ecológica»., colocando a tecnologia ao serviço da dignidade humana e do bem comum.
Na véspera da celebração do Nascimento do Menino Jesus, D. José Cordeiro recorda também todas as pessoas que sofrem, que vivem sozinhas ou se encontram abandonadas, sem família ou retaguarda familiar, pedindo um olhar atento e gestos ou atitudes de proximidade capazes de «enxugar lágrimas» e «trocar sorrisos».
«Ofereçamos um sim criativo no serviço a todos, nomeadamente aos mais vulneráveis», exorta, convidando a viver o Natal no seu sentido mais profundo e verdadeiro.
Na mensagem, o Arcebispo de Braga recorda ainda uma passagem da liturgia natalícia: «Santo é o dia que nos trouxe a luz, vinde adorar o Senhor. Hoje uma grande luz desceu sobre a terra. Aleluia! Assim canta a liturgia da Igreja no Natal».
D. José conclui a sua mensagem desde o Presépio de Garfe, desejando a todos «um santo e fecundo Natal» e pedindo a bênção e proteção de Deus para todas as pessoas e famílias.
Amanhã, 25 de Dezembro, D. José Cordeiro preside, às 11h30, à Missa do Natal do Senhor, na Sé Primacial de Braga.