twitter

Braga celebra S. Geraldo padroeiro da cidade com cerimónias na Sé

Fotografia Avelino Lima

Publicado em 04 de dezembro de 2025, às 17:44

Eucaristia às 17h30 é o ponto alto das celebrações

A cidade de Braga celebra amanhã, dia 5 de dezembro, S. Geraldo, seu padroeiro.
A data é especialmente celebrada pelo Cabido da Sé de Braga que tem preparado um programa que tem ínicio logo da parte da manhã  e decorre até ao fim da tarde, que inclui a celebração da Eucaristia, representação do Milagre da Fruta; e a visita à Capela de São Geraldo, por parte das entidades religiosas e autárquicas.
Assim, tendo em conta o programa divulgado pelo Cabido da Sé de Braga, as celebrações têm início às 8h30, com a abertura a abertura aos fiéis da capela de S. Geraldo.
Mais tarde, pelas 11h00, na Sé, tem início a já tradicional representação teatral “S. Geraldo e o Milagre da Fruta”, pelos alunos da Escola EB1 da Sé. Trata-se da representação do momento em que S. Geraldo teria estado muito doente numa altura de muito frio. Quando pediu a alguém que lhe trouxesse fruta de forma a apaziguar a fome e sede que sentia, foi-lhe respondido que o frio e a neve impediam as árvores de dar fruto. Depois de alguma insistência por parte de S. Geraldo, verificou-se que as árvores do terreno onde residia S. Geraldo estavam recheadas de fruta.
Já no período da tarde, às 16h45, tem início a Oração de Vésperas, seguindo-se, depois um do momentos mais importantes destas celebrações. 
Às 17h30 começa a Missa Solene em honra de S. Geraldo, na Sé de Braga, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro;  com presença do Cabido da Sé de Braga, do presidente da Câmara de Braga, João Rodrigues; do executivo Municipal, e dos presidentes de Junta de Freguesia ou União de Freguesias.
No final da Eucaristia, pelas 18h30, segue-se  habitual visita das entidades religiosas e autárquicas, à Capela de S. Geraldo. 
Trata-se de um momento simbólico, de compromisso entre o poder religioso e o poder civil, em prol da cidade e dos bracarenses. De referir ainda que no momento serão oferecidas cestas de frutas, que serão distribuídos aos pobres do concelho. O Cabido da Sé de Braga recorda que, nesse dia, como é habitual, seguindo uma venerável tradição, o altar de S. Geraldo é ornamentado com frutas.