twitter

Conselho Presbiteral aprofundou reflexão sobre Estatuto Económico do Clero

Conselho Presbiteral aprofundou reflexão sobre Estatuto Económico do Clero
Fotografia DM

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 26 de novembro de 2025, às 15:59

A reunião decorreu hoje, no Sameiro.

O Conselho Presbiteral esteve reunido hoje, no Sameiro, para dar continuidade ao debate e reflexão em torno do Estatuto Económico do Clero, que tem vindo a ser estudado e já tinha sido alvo de reflexão no passado mês de outubro, aquando da 3.ª Assembleia do Clero de Braga. 


Segundo deu nota o cónego Manuel Joaquim, à margem do encontro, tem vindo a ser conquistado «um terreno de simples transparência e, ao mesmo tempo, de dignidade de sobriedade no capítulo do Estatuto Económico do Clero» e foi precisamente com este foco que os trabalhos decorreram.


Por entre os vários pontos, o cónego Manuel Joaquim destacou o propósito de «trabalhar, refletir e aprofundar toda esta questão do Estatuto Económico do Clero» havendo, numa segunda fase, «um momento para acolher aquilo que os delegados, os representantes dos vários organismos, dos Arciprestados vão apresentar ao Conselho como motivo de reflexão».


O Arcebispo de Braga destacou a importância destas reuniões no percurso da vida de um presbítero, «desde a pastoral das vocações ao seminário, aos primeiros anos de vida presbiteral». «Agora estamos num momento de um aprofundamento em relação ao Estatuto Económico do Clero, que não é algo só referente aos bens materiais ou à sua vida de presença no mundo e na sociedade, mas diz respeito a toda a vida integral e, portanto, a todos os aspetos da vida do sacerdote que se interligam entre si. E por isso é que se fez todo este caminho para agora ser consolidado», vincou D. José Cordeiro.