O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disse hoje que os bispos católicos estão «preocupados» e seguem «com muita atenção» as alterações à Lei do Trabalho, que está em discussão, com consultas a sindicatos e outras instituições.
«Temos tido também, através de organismos da Conferência Episcopal, alguma intervenção. Estamos preocupados, sim», disse D. José Ornelas, na conferência de imprensa da 212.ª Assembleia Plenária da CEP, que terminou ontem, em Fátima. «Neste país há tanta gente que trabalha, e trabalha de sol a sol, e também nas horas escuras, e que não é capaz de sustentar a própria família», enfatizou D. José Ornelas. O presidente da CEP salientou que este é um tema que têm feito referência «constantemente», e que é preciso ser resolvido. «E isto já não se passa só nos setores de menor rentabilidade da sociedade, mas passa também, frequentemente, na classe média. E são preocupações que levamos. Sabemos que não são de fácil solução, mas é evidente que não deixa de ser uma preocupação muito grande», desenvolveu.
A CEP garantiu ainda que os bispos estão «atentos» também ao que se passa na Saúde, Educação, no sistema laboral, concretamente na questão da migração, admitindo conversas com o Governo.
Igreja mostra-se «preocupada» com alterações à Lei do Trabalho
Fotografia
DR
Francisco de Assis
Jornalista
Publicado em 13 de novembro de 2025, às 20:08