A Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa acolha terça-feira, 11 de novembro, às 21h15, um encontro dedicado à situação atual na Cisjordânia, com a presença de Nicolas Ghobar e Hala Yacoub, dois cristãos palestinianos profundamente envolvidos na realidade daquele território.
A iniciativa é promovida pelo Centro Académico de Braga, o Coletivo pela Libertação da Palestina, a Rede Mundial de Oração do Papa - Portugal e o próprio Centro regional de Braga da UCP. A entrada é livre.
Hala Yacoub, jornalista e defensora dos direitos humanos da Cijordânia, tem usado a escrita e o ativismo para dar a conhecer o quotidiano vivido sob ocupação e fé inabalável das comunidades cristãs palestinianas.
A sua mensagem procura aproximar povos e religiões, convidando os cristãos de todo o mundo a unirem-se num compromisso comum pela justiça, dignidade e paz.
Já Nicolas Ghobar, membro da paróquia da Igreja da Anunciação em Beit Jala, próxima de Belém, está em Portugal para promover artesanato em madeira de oliveira da Terra Santa, uma tradição ancestral que ajuda a sustentar várias famílias cristãs e comunidades religiosas da região.
No coração de Bethlehem, onde há mais de dois mil anos brilhou a Estrela que anunciou o nascimento de Jesus, 37 famílias cristãs dedicam-se à produção destas peças únicas, transformando fé em arte, como forma de sustento.
Cada obra é muito mais que artesanato, é uma oração silenciosa, uma semente de esperança lançada na Terra Santa.
O valor obtido com a venda destas peças reverte inteiramente
para o apoio e sobrevivência da pequena comunidade cristã de Bethlehem, que hoje representa apenas 1% da população local.
Estas peças estão disponíveis, até ao Natal, na paróquia de Nossa Senhora dos Mártires, em Lisboa.
Nas redes sociais Facebook, Instagram e TikTok, a página/perfil “Estrela de Belém Artesanato” dá a conhecer as peças e explica o destino solidário dos fundos angariados com a venda.