twitter

Comunidades de Braga convidadas a participar na Vigília de Oração pelos Seminários

Comunidades de Braga convidadas a participar na Vigília de Oração pelos Seminários
Fotografia DR

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 05 de novembro de 2025, às 16:18

Celebração tem lugar sexta-feira na igreja de S. Paulo

A Igreja de São Paulo, em Braga, acolhe na próxima sexta-feira, 7 de novembro, uma Vigília de Oração pelos Seminários.

O Padre Tiago Costa, responsável pela Pastoral Arquidiocesana das Vocações, convida todas as comunidades da Arquidiocese a participarem neste momento de oração, que decorrerá a partir das 21h15, sublinhando que a vigília é «para toda a Diocese» e que nela se rezará «de uma forma mais fecunda pelos seminários».

A celebração insere-se na Semana de Oração pelos Seminários, a decorrer até domingo, com um enfoque particular no Arciprestado da Póvoa de Lanhoso.

No domingo, dia 9 de novembro, haverá a Sessão de Abertura Solene do Seminário de Braga, a partir das 17h30, na Sala de Conferências do Seminário Conciliar.

Segundo o padre Tiago Costa, este momento terá um «toque especial», pois decorrerá sob uma forma de «conversa muito informal», na qual participarão o Arcebispo, um representante da Pastoral Vocacional e um seminarista.

«De uma forma aberta, em família, iremos refletir sobre alguns assuntos, entre os quais a questão da Pastoral Vocacional», adiantou o sacerdote, em declarações ao Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social.

A preparação desta semana teve início no passado dia 17 de outubro com uma tertúlia/conversa no salão paroquial de Nossa Senhora do Amparo, na Póvoa de Lanhoso, tendo como pano de fundo a questão “O que posso esperar?”.

Três convidados partilharem os seus testemunhos sobre a procura de sentido na vida.

Durante esta semana, os seminaristas e a equipa formadora estão a visitar os vários arciprestados, participando em Eucaristias e encontros comunitários, onde dão testemunho da sua vocação e partilham a experiência do seu caminho formativo.

Antes ou depois das celebrações, têm lugar encontros com os agentes pastorais, responsáveis de grupos e movimentos, com o objetivo de «refletir sobre o estado atual do tecido eclesial, de um modo particular em Braga» e «pensar juntos as  vocações, os seminários», explicou o padre Tiago Costa.

O responsável  pela Pastoral das Vocações destaca  ainda que esta semana constitui uma oportunidade para as comunidades conhecerem melhor os seminaristas, o seu percurso e o ambiente formativo do seminário, bem como para despertar novas vocações.

«Quem sabe se alguns adolescentes, nesta dinâmica de portas abertas, também se sintirão chamados. É importante dar a conhecer o Seminário, os rostos, as pessoas e a vida autêntica que ali se vive, sem máscaras nem preconceitos», sublinhou.

A Semana dos Seminários termina no próximo domingo, mas as dinâmicas e promoção vocacional continuam.