twitter

Concerto de João Pedro Pais ajuda obras de reabilitação de capela em Guimarães

Concerto de João Pedro Pais ajuda obras de reabilitação de capela em Guimarães
Fotografia DR

Publicado em 04 de novembro de 2025, às 18:55

Datada do século XVI, capela de Nossa Senhora da Conceição é monumento de Interesse Público

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, promove, no dia 6 de dezembro, um concerto solidário com João Pedro Pais, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, com vista à angariação de fundos para a reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Conceição, um imóvel de Interesse Público que remonta ao século XVI.

Neste concerto acústico e intimista, intitulado “Improviso”, João Pedro Pais revisita alguns dos temas mais marcantes da sua carreira, numa abordagem mais simples, próxima da sua essência. No ano em que lançou o seu mais recente álbum de originais, “Amigo Improvável”, o artista promete uma noite de emoções fortes, cumplicidade e partilha com o público vimaranense.

Os bilhetes para o concerto solidário já estão disponíveis na Bilheteira online (https://nsconceicao.bol.pt), lojas FNAC, bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, Plataforma das Artes e da Criatividade, Casa da Memória e Loja Oficina (Rua da Rainha).

Restauro está na última fase

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição tem levado a cabo diversas iniciativas para executar o projeto de conservação e restauro da Capela de Nossa Senhora da Conceição. Depois da primeira intervenção, estrutural, que inclui a conservação e restauro de telhados, paredes, soalhos, torre sineira, sacristia, um anexo com ligação à capela, bem como o restauro dos painéis de azulejos e dos altares, falta agora concluir a conservação da tribuna, o restauro do órgão ibérico do século XVII e da talha dourada, entre outros trabalhos complementares.

«A dimensão e o custo da preservação da Capela obriga a um esforço permanente na angariação de meios para viabilizar todas as fases da reabilitação», sustenta o pároco, o padre Leonel Cunha.

Paróquia continua a precisar de ajuda

O sacerdote explica que o processo de recuperação tem sido um verdadeiro desafio, mas o que parecia uma utopia está a tornar-se uma realidade, com o apoio dos paroquianos, cidadãos em geral e diversas entidades públicas e privadas, entre as quais a Câmara de Guimarães.

«A Capela está na sua última fase de restauro e continuamos a precisar de todos. Continuamos a precisar da mão aberta de cada um, do abraço de todos a este tesouro escondido na periferia da cidade. A quem já contribuiu e abraçou esta causa, o nosso muito obrigado»,  acrescentou.

A Capela de Nossa Senhora da Conceição, classificada património de Interesse Público, é um dos mais antigos templos religiosos de Guimarães, com origens documentadas no início dos século XVI.

Está profundamente ligada a tradições locais como a romaria de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) e as Novenas das seculares Festas Nicolinas.