Os Seminários da Arquidiocese de Braga iniciam amanhã, 2 de novembro, domingo, um conjunto de iniciativas pastorais junto das comunidades paroquiais do Arciprestados da Póvoa de Lanhoso que se prolongarão até ao dia 23 de maio de 2026.
A presença dos seminaristas e formadores decorrerá de forma faseada, com diferentes ritmos e linguagens, ajustadas à diversidade eclesial daquele arciprestados, indicam os organizadores.
Encontro com os agentes da pastoral
Entre amanhã e 9 de novembro, realiza-se um encontro com agentes da pastoral paroquial, inspirado nas rondas sinodais, durante o qual se pretende promover a reflexão sobre o futuro das vocações e o ministério sacerdotal, num espírito de corresponsabilidade e comunhão eclesial.
«Este encontro procurará levantar as perguntas de quem se sente membro do povo de Deus e descobre que esta matéria diz respeito a todos e não apenas a quem está nos seminários ou nas equipas de pastoral vocacional», referem.
O ponto alto desta semana será a Vigília de Oração pelas Vocações, na Igreja de São Paulo, em Braga, presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro.
No dia 15 (sábado), o Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo, acolhe a atividade “Prova dos 9”, dirigida a grupos de jovens e caminheiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE), mas aberta a toda a diocese. Através de uma dinâmica criativa, divertida e imaginativa, os jovens serão convidados a conhecer o seminário e, sobretudo, a questionar-se sobre o sentido mais profundo da sua vida.
Outra das iniciativas é o “Portas Abertas”, que decorrerá em alguns sábados, de manhã ou à tarde, no Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo. Destina-se aos adolescentes da catequese do Arciprestado da Póvoa de Lanhoso a partir do 8.º ano, mas com abertura a toda Diocese. Este encontro, preparado pelos seminaristas, apresenta uma dinâmica ajustada ao estilo dos adolescentes.
Teatro e cantares ajudam à dinâmica
Ao longo de todo o ano pastoral, haverá ainda atuações do Grupo de Teatro São João Bosco e do Grupo de Cantares do Seminário. Os seminários arquidiocesanos apostarão também numa presença reforçada nas redes sociais, procurando testemunhar o quotidiano dos seminarista e a vida no seminário.