O professor João Duque defendeu ontem no encontro de referentes da Pastoral da Cultura que se realizou na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, Fátima, que a cultura atual «é bastante complexa».
Na sua intervenção, o professor da Universidade Católica Portuguesa - Campus de Braga fez uma leitura da cultura contemporânea e considerou que «esses são justamente os desafios que se colocam à Pastoral da Cultura em geral, que não se limita à cultura erudita, mas abrange toda a relação com a cultura». No caso concreto, considerou que a cultura atual «está a desenvolver ou a recuperar, um certo fascínio por uma espécie de ambiente mágico».
Este encontro de referentes da Pastoral da Cultura contou com reflexões do professor da UCP, João Duque, e do comentador Henrique Raposo.
O Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Nuno Brás, considerou que o cristianismo «é sempre uma grande abertura de horizontes para o ser humano» e também um «criador de cultura». O prelado defendeu o retomar deste encontro presencial, por o considerar enriquecedor.
João Duque diz que cultura «é bastante complexa»
Fotografia
DR
José Carlos Ferreira
Jornalista
Publicado em 25 de outubro de 2025, às 18:07