O Arciprestado de Vila Verde vai realizar, no próximo domingo, 26 de outubro, a sua peregrinação à Sé Catedral de Braga, no contexto no Ano Santo - Jubileu 2025.
Destinada às 57 paróquias do Arciprestado, a peregrinação jubilar pretende ser um momento de comunhão, de fé e de renovação espiritual, tendo como inspiração o lema do Jubileu: “Peregrinos de Esperança”.
Segundo o arcipreste de Vila Verde, o padre Sandro Vasconcelos, esta será uma peregrinação diferente das outras já realizadas neste Ano Santo, uma vez que terá início na Basílica dos Congregados e percorrerá o centro histórico com o objetivo de testemunhar publicamente o «caminhar na esperança» dos peregrinos.
«Somos o único Arciprestado que vai sair de um sítio diferente e atravessar o centro histórico da cidade. Até agora, todos têm começado na igreja de S. Pedro e S. Paulo. Eu acho que é um belo testemunho nós sairmos da Basílica dos Congregados e passar pela rua do Souto», assinala o sacerdote.
A partida da Basílica dos Congregados em direção à Sé está marcada para as 15h30, seguindo a multidão (são esperados 1500 peregrinos) pela Rua do Souto e Rua D. Diogo de Sousa, duas artérias centrais e muito movimentadas da cidade.
O padre Sandro Vasconcelos acredita que a passagem dos grupos pela zona pedonal do centro histórico irá causar impacto e curiosidade a muitos transeuntes, mas também será uma oportunidade de testemunho público da fé cristã.
«Vai haver muita gente que se questionará sobre a nossa presença ali, mas depois vai aperceber-se do que estamos a fazer, e acredito que algumas pessoas se juntem a nós, caminhem e rezem connosco na Sé», antevê.
Caso as condições climatéricas não permitam a caminhada, a concentração será feita diretamente na Catedral, onde pelas 16h00 começará a celebração, presidida pelo novo Bispo auxiliar de Braga D. Nélio Pita.
O momento incluirá Adoração ao Santíssimo, orações, momentos de silêncio e interpretações musicais, não devendo ultrapassar os 40 minutos.
Além das paróquias, o Arciprestado convidou a participar nesta peregrinação jubilar todas as instituições e organismos do concelho, entre os quais a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Santa Casa da Misericórdia, Bombeiros Voluntários e IPSS.
«É uma peregrinação arciprestal em que está todo o concelho envolvido. Não são só as paróquias. Vamos todos. Não podemos perder esta oportunidade. Para muitos dos nossos fiéis mais velhos, será talvez a última oportunidade de viver um jubileu, já que o próximo será apenas daqui a 25 anos», disse o sacerdote ao Diário do Minho.
O arcipreste deixou ainda um convite especial aos jovens e crianças, incentivando-os a participar neste «domingo diferente para a grande família que é o Arciprestado de Vila Verde».
Nesta peregrinação jubilar, os fiéis poderão lucrar a indulgência plenária, segundo as normas estabelecidas pela Penitenciária Apostólica, sendo por isso convidados a viver o dia em espírito de oração e penitência.