twitter

Festa do padroeiro principal da Arquidiocese de Braga inclui homenagem a todos os bispos de Dume

Festa do padroeiro principal da Arquidiocese de Braga inclui homenagem a todos os bispos de Dume
Fotografia Arquidiocese de Braga

Publicado em 21 de outubro de 2025, às 15:54

D. José Cordeiro preside a celebrações na Sé e a homenagem a bispos na Paróquia de Dume

A Arquidiocese de Braga celebra amanhã, quarta-feira, dia 22 de outubro, a festividade de S. Martinho de Dume, que é o padroeiro principal da Igreja bracarense. 

Este ano, além das tradicionais celebrações a realizar na Sé Primacial, que são presididas pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, a evocação do primeiro bispo de Dume vai também centrar-se na Paróquia de S. Martinho de Dume, onde as festividades contarão com a presença dos três bispos da Arquidiocese, que é motivada pela inauguração de um memorial que vai homenagear todos os bispos de Dume, desde S. Martinho, até ao presente.
Em comunicado enviado ao Diário do Minho, o pároco de S. Martinho de Dume, cónego Ermenegildo Faria, revela que «na próxima quarta-feira [amanhã], solenidade de São Martinho de Dume, padroeiro principal da Arquidiocese de Braga, será inaugurado um monumento aos bispos de Dume, na igreja paroquial de Dume». 
A cerimónia de inauguração vai ocorrer «depois das celebrações do padroeiro da Arquidiocese na Sé catedral», acrescenta a nota de imprensa, precisando que na igreja paroquial de Dume «será celebrada, às 20h30, uma Eucaristia, presidida por D. Delfim Gomes, bispo de Dume».

«No final da mesma, já com a presença de D. José Cordeiro e D. Nélio Pita, será inaugurado, após uma breve explicação pelo pároco, o monumento aos bispos de Dume», sublinha o comunicado.

Na Sé Primacial, as celebrações em memória de S. Martinho de Dume integram duas Eucaristias, às 08h30 e às 11h30. À tarde, às 16h45, o Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, preside à Oração das Vésperas, que é seguida de Missa Solene em memória de S. Martinho de Dume, também presidida pelo Arcebispo de Braga.