A Paróquia de Garfe, no Arciprestado da Póvoa de Lanhoso, vai começar a preparar a 24.ª edição de “Garfe - Aldeia dos Presépios”, cuja abertura está apontada para o segundo domingo de dezembro (dia14).
No próximo sábado, 18 de outubro, será realizada a primeira reunião preparatória, com a participação de vários intervenientes ligados à organização, no salão paroquial.
Após este encontro será solicitada também uma reunião com responsáveis da Câmara Municipal.
Segundo o pároco de Garfe, o padre Luís Manuel Peixoto, a edição deste ano manter o modelo habitual das últimas edições, embora possa haver uma redução do número de presépios.
«Estamos com algumas dificuldades com o local onde habitualmente se vinham a realizar alguns presépios, porque há, pelo menos, três terrenos que foram vendidos», explicou o sacerdote.
Este é um dos assuntos que estará em cima da mesa na reunião do próximo sábado, a par de outros como a elaboração do programa cultural do evento.
«Também vamos escolher o padrinho da “Aldeia dos Presépios”», adiantou ainda o padre Luís Peixoto.
Criado em 2002, esteve evento transformou Garfe numa verdadeira aldeia natalícia, onde os presépios ganham vida em diversos espaços da freguesia - do adro ás casas particulares, passando por jardins e largos.
A paróquia volta a desafiar toda a comunidade a participar nesta tradição, decorando os seus jardins e habitações com símbolos da quadra natalícia, reforçando, assim, o espírito do Natal em cada recanto da aldeia.
Para além dos presépios espalhados pela freguesia, os visitantes poderão também apreciar a já emblemática exposição no Museu do Presépio de Garfe, que reúne mais de quatro mil exemplares oriundos de várias parte do mundo, feitos com materiais, tamanhos e estilos diversos.
Este espólio tem vindo a ser enriquecido todo os anos pelo padre Luís Fernandes, tornando o museu numa referência nacional no que respeita ao tema do presépio.
Ao longo das últimas décadas, milhares de pessoas - incluindo figuras públicas , bispos e cardeais – visitaram a “Aldeia dos Presépios” que, em 2016 recebeu iclusive uma mensagem e bênção apostólica do Papa Francisco, dirigida a todos os habitantes de Garfe.
Organizada pela Paróquia, a iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Garfe e da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Início do ano catequético
Após a celebração dos padroeiros S. Cosme e S. Damião, no passado dia 26 de setembro, e das festividades em honra da Senhora do Rosário (de 27 de setembro e 5 de outubro), organizadas pela Confraria da Senhora do Rosário e Santíssimo Sacramento, a paróquia deu início ao novo ano catequético no dia 11 de outubro. Até à mudança de hora (no último domingo de outubro), a catequese decorrerá a partir das 18h00, passando depois para as 17h00.