twitter

Leão XIV apela ao apoio às jovens igrejas e aos missionários

Leão XIV apela ao apoio às jovens igrejas e aos missionários
Fotografia DR

Publicado em 15 de outubro de 2025, às 12:48

Mensagem para o 99.º Dia Mundial das Missões

O Papa Leão XIV, na sua mensagem para o 99.º Dia Mundial das Missões, que será celebrado no próximo domingo,19 de outubro, apela a todas as paróquias do mundo que ajudem as jovens igrejas e os missionários a trabalhar nos territórios mais remotos do planeta.

Leão XIV destaca que o Dia Mundial das Missões, que no próximo ano celebrará 100 anos, é uma ocasião privilegiada para a Igreja unida rezar pelos missionários e pela fecundidade do seu trabalho apostólico.

Na mensagem, recorda a sua própria experiência missionária no Peru, na América do Sul, onde chegou em 1985 e mais tarde foi Bispo de Chiclayo (de 2015 a 2023).

«Quando era padre e depois bispo missionário no Peru, vi com os meus próprios olhos como a fé, a oração e a generosidade demonstradas neste Dia podem mudar comunidades inteiras», conta.

O Santo Padre já havia partilhado, a 22 de maio, a sua experiência pastoral  na América do Sul, sublinhando na ocasião o papel das Obras Missionárias Pontifícias, que, em nome do Dicastério para a Evangelização, prestam um serviço «indispensável à missão evangelizadora da Igreja».

Na sua mensagem em vídeo, disponível nos portais Vatican.va e Vatican News, em várias línguas, o Papa convida todas as paróquias do mundo a participarem no Dia Mundial das Missões, com as suas orações e gestos solidários.

«As vossas orações e a vossa ajuda são importantes para difundir o Evangelho, apoiar programas pastorais e catequéticos, construir novas igrejas e responder às necessidades sanitárias e educativas dos nossos irmãos e irmãs nos territórios de missão», afirma.

Na mensagem do Dia Mundial das Missões de 2025, com o lema “Missionários de esperança entre os povos”, escolhido pelo Papa Francisco, o Papa Leão XIV convida ainda os cristãos a refletirem sobre a sua vocação  baptismal e a serem precisamente «missionários de esperança entre os povos».

E conclui com um apelo: «Renovemos o nosso compromisso doce e alegre de levar Jesus Cristo, a nossa Esperança, até aos confins da terra. Obrigado, obrigado por tudo o que fareis para me ajudar a ajudar os missionários em todas as partes do mundo».