O Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, acolheu, domingo, uma imagem fac-smile de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, oferecida pela comunidade brasileira residentes em Braga.
Enviada diretamente do Santuário Nacional no Brasil, esta prenda especial foi entregue na igreja do Pópulo, no centro da cidade de Braga, após a missa celebrada por ocasião da festa em honra da Senhora Aparecida.
Na homilia, D. José Cordeiro, destacou a ligação entre Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida e a unidade entre os dois povos.
«Temos a mesma Mãe, somos irmãos uns dos outros», afirmou, acrescentando que na igreja não há partidos, ela é formada por um só corpo.
O prelado agradeceu o gesto e informou que a imagem de Nossa Senhora Aparecida poderá ser visitada na Igreja do Pópulo, no Centro de Braga.
Frei Jacó, da Fraternidade São Francisco de Assis na Província de Deus, expressou a gratidão da organização pelo «afetuoso acolhimento» do Arcebispo e também pelo contributo do vigário-geral da Arquidiocese, o cónego Manuel Joaquim, que desde a primeira edição do evento abriu as portas da Igreja do Pópulo.
A devoção a Nossa Senhora da Aparecida remonta a 1717, no Brasil. Em Braga, a festa é celebrada desde 2019, graças a uma iniciativa da Arquidiocese de Braga com a colaboração de grupos da comunidade brasileira.
Após uma pausa em 2020 devido à pandemia, a festa foi retomada em 2022 e desde então tem fortalecido os laços de fé e cultura entre Braga e Portugal.



