A Paróquia de Duas Igrejas, do Arciprestado de Vila Verde, vai criar um grupo de jovens com a missão de seguir o exemplo de São Carlo Acutis, recentemente canonizado no Vaticano.
O anúncio foi feito hoje no final da missa solene da festa litúrgica em honra do santo jovem italiano, presidida pelo Arcebispo Emérito de Braga, D. Jorge Ortiga.
«Em breve, vamos formar um grupo de jovens em Duas Igrejas para fazer o que Carlo Acutis fazia em Milão (Itália): visitar os pobres, os doentes e os necessitados, levando uma palavra, um gesto de conforto, esperança - algo que hoje poucos jovens fazem», revelou José Esteves, coordenador da Catequese da Paróquia de Duas Igrejas.
Segundo o responsável, o grupo contará com mais de uma dezena de jovens e o nome será escolhido pelos próprios, inspirado numa frase marcante de Carlo Acutis.
«O nome está a ser pensado, será escolhido por eles», indicou.
A iniciativa foi saudada pelo Arcebispo Emérito de Braga que, na sua homilia, desafiou a comunidade a criar um grupo com atenção particular aos mais pobres.
O prelado referiu que os jovens precisam de sair da sua zona de conforto e envolver-se nas realidades da sociedade, procurando ajudar a dar respostas a problemas concretos como a pobreza.
A propósito, convidou a comunidade a ler a primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV, “Dilexi te” (Eu te amei, em português), publicada no dia 9 de outubro e iniciada pelo Papa Francisco, que apela precisamente a uma maior atenção aos pobres, aos marginalizados e migrantes.
A igreja de Duas Igrejas encheu-se de fiéis para celebrar aquela que foi a primeira festa litúrgica de São Carlo Acutis após a sua canonização (a 7 de setembro de 2025).
A cerimónia ficou marcada pela bênção de uma nova imagem em madeira do santo e de uma bandeira com representação, ambas integradas na procissão da tarde.
O cortejo religioso integrou ainda os andores de Nossa Senhora de Fátima, São Francisco de Assis e dos Pastorinhos Santa Jacinta e São Francisco Marto, acompanhados por figurados, grupos de jovens e catequeses de várias paróquias. As crianças e jovens apresentaram-se vestidos “à Carlos Acutis”, com o característico polo, camisa ou casaco vermelho, calças de ganga e ténis.
O padre Manuel Rodrigues, pároco de Duas Igrejas, destacou a crescente devoção ao jovem santo, afirmando que a paróquia recebe com frequência romeiros a pedir ou agradecer graças atribuídas à sua intercessão.
«Temos relatos de muitas graças concedidas, e a prova disso são as recordações que temos aqui guardadas. São Carlo Acutis tem valido a muita gente», afirmou o sacerdote.
Na sua homilia, D. Jorge Ortiga sublinhou a importância do testemunho de Carlo Acutis, falecido em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia, e que se tornou o primeiro santo da geração Millenial, convidando a comunidade, principalmente os jovens, a imitar a vida do santo.
O Arcebispo Emérito salientou quatro traços marcantes da vida de Acutis, nomeadamente a missão evangelizadora através da Internet, a devoção à Eucaristia, o carinho especial por Nossa Senhora e o amor pelos pobres.
No exemplo dado por Carlo Acutis, D. Jorge Ortiga apelou a um olhar atento à realidade à nossa volta, procurando dar resposta às necessidades dos que mais precisam (necessidades materiais, mais também físicas e espirituais).
«Pensamos que a fome só existe longe de nós, mas não. Às vezes, está à porta da nossa casa. O nosso país desenvolveu-se imenso, mas ainda continua a haver pobreza, e a pobreza tem muitas cores», alertou.
A paróquia de Duas Igrejas, a primeira em Portugal a festejar este santo, já tinha celebrado, o ano passado, a festa ao Carlo Acutis, na altura bem-Aventurado.
No final da missa, o pároco aproveitou para informar que a peregrinação jubilar do Arciprestado de Vila Verde será no dia 26 de outubro, podendo os peregrinos de Duas Igrejas inscrever-se para o transporte até ao dia 19 de outubro.