twitter

Diocese de Viana reforça presença no Ensino Superior com atividades ao longo do ano

Diocese de Viana reforça presença no Ensino Superior com atividades ao longo do ano
Fotografia DR

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 06 de outubro de 2025, às 19:41

Plano propõe tertúlias, celebrações, serviço de atendimento e experiência missionária

O Departamento da Pastoral do Ensino Superior da Diocese de Viana do Castelo apresentou, hoje, com a presença do bispo D. João Lavrador, o seu plano de atividades para o ano académico e pastoral de 2025-2026.

Entre as principais iniciativas anunciadas, no sentido de reforçar a presença da Igreja no mundo do Ensino Superior, contam-se algumas tertúlias a realizar nas diferentes escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) ao longo do ano, bem  como celebrações litúrgicas, das quais se destacam a Bênção do Caloiro (no dia 5 de novembro, no santuário da Senhora da Agonia) e a Bênção das Pastas (apontada para 17 de maio), entre outras celebrações a realizar no Natal e Páscoa.

Além disso, o Departamento Diocesano vai criar um serviço de atendimento e acompanhamento espiritual aos estudantes, que irá funcionar, para já, na Escola Superior de Saúde do IPVC, revelou o diretor, o Padre Renato Oliveira. 

Outra das novidades passa por trazer para Viana do Castelo o projeto católico “Missão País”, que está presente já em diversas faculdades e universidades do país. Este projeto, a implementar no IPVC, propõe aos estudantes o desenvolvimento de atividades de missão durante uma semana, em comunidades no território nacional. 

O plano de actividades está alinhado com a carta pastoral do bispo D. João Lavrador para este ano pastoral, “Ser Fermento Evangélico no Mundo”, onde o prelado destaca a importância da presença da Igreja nos diversos ambientes da sociedade, com particular foco no Ensino Superior, a que chama  “Areópago dos Tempos Modernos”.

«Queremos ser fermento evangélico no seio do mundo do ensino superior, quer junto dos estudantes, quer junto dos professores quer junto dos colaboradores, e vamos fazê-lo através da reflexão nas tertúlias, das celebrações litúrgicas, do serviço de atendimento para os estudantes e, assim o esperamos, com o lançamento do projeto Missão País», salientou o diretor do Departamento Diocesano  da Pastoral do Ensino Superior.

A primeira tertúlia está já agendada para o dia 22 de outubro, na Escola Superior de Educação, com o tema  “Arte, Cultura e Espiritualidade”. Segue-se, no dia 17 de novembro, a segunda tertúlia, na Escola Superior de Desporto e Lazer, dedicada ao  tema “Amor, Sexualidade e Relações”, Para 4 de maio de 2026 está agendada uma tertúlia na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, com o tema “Ética profissional e valores cristãos”.

 «Nestas e outras tertúlias que possamos fazer vamos procurar mostrar como a fé cristã pode ter alguma coisa a dizer, pode iluminar diversas áreas da vida humana», disse o padre Renato Oliveira. 

O Departamento, que foi reformulado no último ano, conta com um equipa constituída por professores e estudantes de todas as escolas do IPVC.