twitter

S. Bento da Porta Aberta lembra drama dos cristãos perseguidos

S. Bento  da Porta Aberta lembra drama dos cristãos perseguidos
Fotografia DR

Redação

Publicado em 04 de setembro de 2025, às 12:21

No próximo domingo, dia 7 de setembro

No próximo domingo, dia 7 de Setembro, o Santuário de São Bento da Porta Aberta, na Arquidiocese de Braga, volta a lembrar o drama dos cristãos perseguidos no mundo, assim como a missão da Fundação AIS em defesa da liberdade religiosa.

Trata-se de um “Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos”, que incluirá a eucaristia, das 9h30 e das 11h00, e uma procissão silenciosa, às 15h30.

A caminhada em silêncio em memória dos cristãos que são impedidos de viver a sua fé em liberdade, será um dos momentos mais significativos da jornada de sensibilização para o drama da perseguição aos cristãos no mundo, e constitui uma iniciativa que o Santuário de São Bento da Porta Aberta tem vindo a repetir todos os anos, sempre no primeiro domingo de setembro. O  propósito é  lembrar e apoiar a missão da Fundação AIS no auxílio à Igreja que sofre em tantos e tantos países.

Catarina Martins de Bettencourt, directora do secretariado nacional da AIS, vai estar presente durante as missas que se vão ser celebradas durante a manhã, assim como na caminhada que terá lugar ao princípio da tarde, desde as Portas de São Bento, seguindo a Via do Peregrino e Via Sacra, até ao terreiro frente à Basílica.

Ao longo de todo o trajecto, os peregrinos serão acompanhados pelo som dos sinos da Basílica, cuja fachada estará iluminada de vermelho para lembrar dessa forma o sangue derramado pelos mártires.

Para Catarina Bettencourt, esta «é uma excelente oportunidade para se divulgar a missão e o trabalho de todos os dias da Ajuda à Igreja que Sofre e, ao mesmo tempo, para que novas pessoas se sensibilizem para a urgência de se rezar e auxiliar os cristãos que são vítimas de perseguição religiosa nos dias de hoje em tantos e tantos países do mundo».