twitter

Santuário da Penha recebe maior manifestação religiosa do concelho de Guimarães

Santuário da Penha recebe maior manifestação religiosa do concelho de Guimarães
Fotografia DR

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 04 de setembro de 2025, às 12:28

No domingo 14 de setembro

No próximo dia 14 de setembro, o Santuário da Penha recebe aquela que é a maior manifestação religiosa do concelho de Guimarães, e que atrai anualmente milhares de peregrinos.  A 132.ª Peregrinação à Penha será presidida pelo cónego José Paulo Abreu sob o lema “Com Maria, Peregrinos da Esperança”.

As atividades religiosas de preparação da Peregrinação Arciprestal à Penha decorrem já a partir do próximo domingo, dia 7 de setembro, às 15h30, no Santuário da Penha, altura em que será rezado o Terço e celebrada a eucaristia, seguindo-se a descida da Imagem Peregrina até Santa Maria de Silvares.

De 8 a 13 de setembro as novenas de preparação terão lugar na Zona Pastoral de Pevidém.

No sábado, 13 de setembro, véspera da peregrinação, pelas 20h00, inicia-se o envio da Imagem para a Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira. O acolhimento está previsto para as 21h00 no largo da Condessa do Juncal, seguindo a procissão, pela rua Egas Moniz, até à Colegiada da Oliveira.

Posteriormente, no dia 14, grandioso dia da 132.ª Peregrinação à Penha, as celebrações começam com uma eucaristia no Santuário da Penha às 08h00, tendo lugar, às 08h15, o início da peregrinação desde a Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira até ao topo da Estância da Penha.

Acompanhada por fanfarras e escuteiros, o percurso de subida da Peregrinação será efetuado pela freguesia da Costa, rumo ao Santuário da Penha, com chegada prevista para as 11h00, hora em que  será celebrada a Eucaristia campal da peregrinação, presidida pelo vimaranense Cónego José Paulo Abreu.

Para a parte da tarde, pelas 15h00 no Largo da Comissão, está prevista a atuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ronfe.

Para  facilitar o transporte dos peregrinos que participarão na 131.ª Peregrinação à Penha, a Irmandade da Penha e a Guimabus disponibilizarão transporte em autocarros.

O circuito dos autocarros elétricos será efetuado nos dois sentidos (Guimarães – Penha e Penha – Guimarães) com início na central de camionagem de Guimarães (cais 8) e paragens no Campo da Feira e na Penha (parque n.º 3).

O serviço de transporte será disponibilizado por um preço simbólico e reforça as diversas alternativas de acesso à Penha e de regresso a Guimarães.

O transporte até à Estância Turística da Penha começa às 07h15 da central de camionagem, com saídas de 20 em 20 minutos (até as 9h00) e de 30 em 30 minutos (após as 9h00). O transporte no sentido Penha – Guimarães iniciará às 8h00 (parque 3) e, após as 11h00, será efetuado de 20 em 20 minutos e, após as 15h00, de 30 em 30 minutos.