D. Nélio Pereira Pita, da Congregação da Missão – Padres Vicentinos, é o novo Bispo Auxiliar de Braga e titular de Garba.
Nascido no Estreito de Câmara de Lobos, na Madeira, a 11 de outubro de 1973. Emitiu os votos na Congregação da Missão a 25 de março de 1999, tendo sido ordenado presbítero, na Sé do Funchal, a 20 de julho de 2000.
Na primeira reação, revelou que foi com surpresa que recebeu a notícia da sua nomeação como Bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga. «Agradeço ao Santo Padre, o Papa Leão XIV, a confiança em mim depositada. Agradeço ao senhor D. José Cordeiro pelo afetuoso acolhimento. Juntamente com o senhor D. Delfim, desejo contribuir para tornar efetivo o anúncio da Palavra, a celebração dos Sacramentos e a prática da Caridade. Acolho com muita alegria e esperança, como desígnio da Divina Providência cuja sabedoria transcende toda a sabedoria humana, a integração na estrutura da Arquidiocese de Braga. Sinto-me particularmente motivado para abraçar os desafios desta nova missão. Faço-o com sentido de corresponsabilidade, reconhecendo a imensa obra realizada pelos membros do clero e leigos da Arquidiocese a quem saúdo com estima e consideração».
Por seu turno, o Arcebispo de Braga agradeceu ao Papa Leão XIV a nomeação do padre Nélio, a quem dá as boas-vindas ao novo Bispo Auxiliar.
«Agradeço vivamente ao Papa Leão XIV o gesto de proximidade paterna e fraterna na escolha do estimado Padre Nélio Pereira Pita, membro da Congregação da Missão, Padres Vicentinos, para o serviço episcopal como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, com o título de Bispo de Garba.
Acolho com enorme alegria e esperança este dom da Graça para a desafiante missão na nossa querida Arquidiocese em caminho pascal, sinodal, missionário e samaritano com o Presbitério, as Famílias, os Jovens e todo o Povo Santo de Deus. Caríssimo Dom Nélio, muito obrigado pela tua disponibilidade. Sê muito bem-vindo! Juntos, somos peregrinos missionários de Esperança no caminho de Páscoa», disse D. José Cordeiro.
De referir que D. Nélio Pereira Pita escolheu como lema “Para que tenham vida”, por considerar que um dos grandes desafios deste tempo é a promoção da vida.
A Ordenação Episcopal está marcado para o dia 27 de julho, 16h00, na Sé Catedral de Braga.
D. Nélio Pereira Pita, junta-se, assim, a D. Delfim Gomes, como Bispos Auxiliares de D. José Cordeiro, na Arquidiocese de Braga.