A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa, na qual se integra a Semana Santa de Braga, vai apresentar, no próximo dia 12 de março, no Castelo de Santa Maria da Feira, o programa do III Congresso Europeu da Rede de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, que decorrerá de 8 a 10 de outubro, entre Ovar e Santa Maria da Feira.
A sessão, marcada para as 10h30, conta com a presença do presidente Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa, Sergio Velasco Albalá, do presidente do Comité Científico da Rede Europeia, Rui Ferreira, historiador bracarense, e dos presidente das câmaras de Santa Maria da Feira e de Ovar, respetivamente, Amadeu Albergaria e Domingos Silva.
Este congresso, que ocorre a cada dois anos, com o objetivo de aprofundar a dimensão europeia deste património comum, mas diverso, reunirá especialistas de diferentes nacionalidades e áreas de estudo que vão contribuir para o intercâmbio e cooperação científica das tradições da Semana Santa.
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa é uma organização fundada em 2018 com o objetivo de integrar os itinerários culturais do Conselho da Europa, que conta atualmente com 36 membros de Espanha, Portugal, Itália, Eslovénia, Malta, Croácia e Sérvia. A representação portuguesa é constituída pelas Semanas Santas de Braga, Óbidos, Idanha-a Nova, Ovar e Santa Maria da Feira. A Semana Santa de Braga é membro fundador.