O Encontro Sinodal Nacional iniciou os trabalhos na manhã deste sábado, no Centro Pastoral Paulo XVI, em Fátima, e na abertura D. José Ornelas, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, pediu que a sinodalidade seja “implementada em toda a Igreja” para que o “sonho da Igreja” seja posto em prática.
São cerca de 300 pessoas que estão a participar neste encontro, tendo a Arquidiocese de Braga enviado uma comitiva de 30 pessoas. Membros das Equipas Sinodais diocesanas e dos Conselhos Pastorais de cada diocese, junto com os Bispos de Portugal, estão assim a refletir sobre o Documento Final do Sínodo, neste fim-de-semana.
O encontro nacional tem o objetivo de refletir sobre o documento final do Papa Francisco e da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade e a sua aplicação prática nas comunidades.
Para D. José Ornelas esse documento “é um condensado da vida e dos sonhos da Igreja” e afirmou que espera que este encontro "seja replicado em cada diocese, paroquias, nas famílias, e que chegue ao coração de todos, e que transforme e mude as comunidades.”