twitter

Dioceses portuguesas e do mundo inteiro iniciam hoje o Ano Santo da Esperança

Dioceses portuguesas e do mundo inteiro iniciam hoje o Ano Santo da Esperança
Fotografia

Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2024, às 13:46

Em Braga a cerimónia de abertura acontece na Sé Catedral, às 15h00, com peregrinação a partir da igreja de São Paulo.

As dioceses portuguesas e de todo o mundo católico iniciam hoje, das mais diversas formas, Ano Santo Jubilar do nascimento de Cristo, sob o lema “Peregrinos de Esperança”. Na Arquidiocese de Braga, a cerimónia de abertura do Ano Jubilar, presidida pelo Arcebispo Metropolita, começa às 15h00, com uma pequena mas simbólica peregrinação desde a igreja de São Paulo até à Sé Catedral. 

Depois da abertura oficial, na noite de Natal, pelo próprio Papa, a Bula Papal “Spes non confundit” [A esperança não desilude], Francisco determinou que hoje, em todas as catedrais, os bispos diocesanos celebrem a Missa como abertura solene do ano jubilar, segundo o ritual preparado para esta celebração. 

É o que vai acontecer em Braga, com a eucaristia, que é da Festa da Sagrada Família, a ser presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro. 

Para além da simbólica peregrinação, para enfatizar o tema “Peregrinos de Esperança”, junto à porta principal da Sé Catedral, o Arcebispo de Braga fará a apresentação da cruz adornada e convidará à veneração. 

Segue-se, depois o rito da memória do Batismo na Fonte Batismal,logo à entrada da Sé, com a bênção da água e com a aspersão aos fiéis presentes. 

O apelo da Arquidiocese é que todos os padres, institutos religiosos e fiéis em geral participem de forma ativa e empenhada. Afinal, este é um momento e uma celebração que a Igreja Católica do Mundo inteiro e a de Braga em particular colocam imensa esperança. 

Abertura do Jubileu pelas 21 dioceses portuguesas 

Como já foi dito, a aberturas do Jubileu da Esperança acontece hoje em todo o mundo católico. 

Em Portugal, nas 21 dioceses, as cerimónias variam conforme a criatividade de cada uma. 

Assim, por exemplo, em Bragança-Miranda, liderada por D. Nuno Almeida, a abertura da porta santa e Eucaristia são às 11h00, após uma procissão desde a antiga Sé, que começa às 10h30. O prelado recorda que esta é a «única Eucaristia na cidade», de Bragança, precisamente como forma de concentrar o maior número de fiéis no evento. 

Na diocese da capital, o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, preside à abertura do Jubileu às 17h00, na Sé Patriarcal. A celebração de início do Ano Jubilar será precedida de uma procissão a partir da Igreja de São Domingos”, às 15h00. 

Na diocese de Portalegre-Castelo Branco, abertura realiza-se em duas localidades: em Portalegre, com concentração na igreja de São Lourenço, às 10h30, seguindo- -se a Missa na catedral, às 11h00; e, à tarde, em Castelo Branco, os diocesanos são convidados a peregrinar da igreja de Nossa Senhora de Fátima, às 17h00, e Eucaristia, às 18h00, na catedral. 

Em Coimbra, o rito de abertura do Ano Jubilar 2025 começa com uma reunião da assembleia às 14h30, no jardim do Seminário Maior, a partir das 15h00, saem em peregrinação para a Sé Nova, onde o bispo D. Virgílio Antunes preside à Missa da Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José. 

Por sua vez, o bispo de Leiria-Fátima, na mensagem de Natal, convidou a diocese a unir-se «a esta cadeia de paz e de esperança de toda a Igreja», na Sé em Leiria, afirmando que «a esperança é possível e necessária, particularmente quando grassa o pessimismo, a desilusão e o medo». 

A concentração dos fiéis é na igreja de São Francisco, às 15h30, e vão em procissão para a catedral onde continuam os ritos jubilares e a Eucaristia. 

No Porto, a catedral vai acolher a Festa da Sagrada Família e abertura da Porta Santa. O ponto de encontro é na igreja de Santo Ildefonso, às 16h00. 

Na Arquidiocese de Évora, o seu bispo convocou «toda a Igreja», o Povo Santo de Deus que peregrina nas terras eborenses”, para congregar-se, pelas 16h00. As cerimónias realizam - se com fé e criatividade.