twitter

Presépio movimentado da Ucha interpela a questionar sentido do Natal

Presépio movimentado da Ucha interpela a questionar sentido do Natal galeria icon Ver Galeria
Fotografia DACS

Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2024, às 22:28

Paróquia do Arciprestado de Barcelos representa realidades ligadas à terra.

A Paróquia da Ucha, no Arciprestado de Barcelos, inaugurou no passado dia 15 o presépio movimentado da Ucha. O presépio, que está exposto Centro Social e paroquial, foi o cenário escolhido pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, para dirigir à Arquidiocese a sua Mensagem de Natal.

«E se Jesus nascesse na Ucha?» é a pergunta à qual o grupo de voluntários volta a dar resposta, com figuras em movimento, trazendo novos quadros à representação. Pretende-se que quem visite tenha uma experiência de Natal, mas também de tradição. 

No presépio movimentado vivem as personagens históricas do nascimento de Jesus, mas também muitas figuras que representam as gentes da freguesia e os seus costumes. É um convite a mergulhar na Ucha de outrora.

Nas 200 personagens que dão vida ao presépio, 60 têm movimento e representam profissões como agricultor, carpinteiro, padeiro, mas também atividades marcantes desta nossa região, como a olaria e a cerâmica. Como minhotos, não faltam as tabernas com as tigelas de vinho e a representação da matança do porco. Tudo feito à mão. Há  também um moinho de água e a tradicional procissão da terra, assim como réplicas de edifícios da freguesia, como a igreja. Fruto de cinco meses que um grupo de 21 voluntários, agrega a criatividade e arte.