O Centro Missionário Arquidiocesano de Braga (CMAB) vai apresentar, no próximo dia 16 de dezembro de 2024, a 11.ª edição da formação para voluntários(as) missionários(as). Dirigido principalmente a jovens e adultos cristãos que tenham como horizonte aprofundar a dimensão missionária e, porventura, partir em missão para um outro país, a formação está, contudo, aberta a todos as pessoas da Arquidiocese de Braga, pertencentes ou não a grupos cristãos.
A apresentação da formação decorrerá no dia 16 de dezembro às 21h00, on-line. Esta será já a 11.ª edição da formação que já formou cerca de 120 pessoas de diferentes zonas da diocese, como de Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde, assim como algumas pessoas de outras dioceses.
Garantida por formadores do CMAB e da Fundação Fé e Cooperação (FEC), a formação decorrerá a partir de 4 de janeiro de 2025 até ao final de maio, em formato presencial, no Centro Pastoral da Arquidiocese. Dos temas a tratar constam, por exemplo, a educação para o desenvolvimento, a doutrina social e missionária da Igreja ou as dinâmicas da vida em grupo.
O CMAB organiza a animação e a cooperação missionárias na Arquidiocese, trabalhando em consonância com as Obras Missionárias Pontifícias e os centros de animação missionária dos Institutos Missionários.
Além da dinamização do outubro missionário, o CMAB coordena o projeto Salama!, Cooperação Missionária entre as Dioceses de Braga e Pemba (Moçambique), e enviou, desde 2016, 17 voluntários/as missionários/as para a Paróquia de Santa Cecília de Ocua (Pemba) em projetos de longa duração (mínimo de um ano) e outra dúzia em projetos de curta duração.
A inscrição para o encontro inicial pode ser feita em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf6uiAzeLOHyqd_e6VLEjN_jt8K5aKtCA9AmCUtGIDAfUrvjw/viewform?pli=1