twitter

Santuário do Sameiro celebra festa da Imaculada Conceição

Santuário do Sameiro celebra festa da Imaculada Conceição
Fotografia DR

Redação

Publicado em 07 de dezembro de 2024, às 10:36

Missa solene da festa da Imaculada Conceição vai ser presidida pelo Arcebispo de Braga.

O Santuário mariano do Sameiro inicia na tarde deste sábado, dia 7 de dezembro, o período maior da celebração da festa da Imaculada Conceição, que a Igreja Católica evoca este domingo, dia 8 de dezembro.

No santuário bracarense dedicada a Nossa Senhora, a solenidade começa este sábado a ser vivida com a recitação do Terço, às 16h00, na Basílica do Santuário, Seguindo-se, às 16h30, a celebração da eucaristia vespertina da Solenidade da Imaculada Conceição.

No domingo, dia da Imaculada Conceição, as celebrações começam às 7h30, na Cripta da Basílica, com a primeira eucaristia do da solenidade. Às 09h30 celebra-se a segunda eucaristia em honra de Nossa Senhora. Para as 11h00 está agendada a Eucaristia Solene da festa da Imaculada Conceição, que será presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro. A celebração eucarística integra a cerimónia de admissão de novos irmãos da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro e a cerimónia de investidura de Irmãos Honorários.

O programa oficial das celebrações do dia da Imaculada Conceição, que é feriado religioso nacional, prossegue após o almoço, com o Hino Akatistos, que começa às 15h15. Para as 16h30 está agendada a celebração da última eucaristia do dia. Também durante o dia 8 de dezembro, os fiéis que o desejarem podem receber o Sacramento da Reconciliação. Na Capela da Reconciliação, na Cripta do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, haverá confissões entre as 08h30 e as 12h00 e entre as 14h30 e as 16h30. 

O programa oficial da festa da Imaculada Conceição do maior santuário mariano do Norte de Portugal começou no passado dia 29 de novembro, com o início da Novena de preparação para a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, que os portugueses celebram desde praticamente o início da fundação do país.

Investigações recentes demonstram que no século XII a festividade estava introduzida na religiosidade popular europeia, que avançou para a «festa da Conceição de Maria», que depressa se difundiu em Portugal.  Mas o dogma da Imaculada Conceição de Maria foi apenas proclamado pelo Papa Pio IX, a 8 de dezembro de 1854, através da bula ‘Ineffabilis Deus’, que declara a santidade da Virgem Santa Maria, desde o primeiro momento da sua existência.  O dogma solidifica toda uma tradição popular de vários séculos, que já via em Maria não só a Mãe da Igreja, que já estava definida há muitos séculos, mas também uma mulher totalmente santa e  isenta do pecado original.