twitter

Voto de Congratulação do Parlamento reconhece importância de seminário de Braga

Voto de Congratulação do Parlamento reconhece importância de seminário de Braga
Fotografia DR

Redação

Publicado em 05 de dezembro de 2024, às 10:02

Assembleia da República enaltece trabalho desenvolvido pelo seminário de Nossa Senhora da conceição ao longo dos últimos 100 anos.

O Seminário de Nossa Senhora da Conceição, na Arquidiocese de Braga, considerou ontem que o voto de louvor que lhe foi atribuído pela Assembleia da República, por unanimidade, é o reconhecimento da importância do trabalho que o seminário tem desenvolvido ao longos dos seus 100 anos de existência.

O Seminário de Nossa Senhora da Conceição da Arquidiocese de Braga, que completou um século de existência no passado dia 14 de novembro, foi distinguido com o “Voto de Congratulação” do Parlamento Nacional, pelo seu 100.º aniversário.

O voto apresentado nesta terça-feira, dia 3 de dezembro, na Comissão Parlamentar para a Educação, foi aprovado no Parlamento, por unanimidade, ou seja, sem votos contra, sendo em breve será publicado em Diário da República.   

«Este voto vem sublinhar o papel preponderante e incontornável do Seminário de Nossa Senhora da Conceição no trabalho pelo bem comum, no contexto social onde se insere, que se estende muito para além da sua missão na Igreja, de formar jovens em ordem ao sacerdócio», disse o Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em comunicado enviado ao Diário do Minho. Acrescenta a nota de imprensa quem «de facto, ao longo destas dez décadas, a instituição instruiu, formou e educou cerca de 10 mil jovens provenientes da região norte do país». 

«Mesmo os jovens que não seguiram a vocação sacerdotal tiveram, em muitos casos, oportunidades profissionais diversas, tornando possível um serviço diferenciado, precioso e muito útil à nossa sociedade», salienta o comunicado. 

A instituição da Arquidiocese de Braga sublinha que o Seminário de Nossa Senhora da Conceição é «uma casa em permanente intercâmbio ao longo das várias décadas, que procurou edificar um mundo mais fraterno e uma Igreja verdadeiramente sinodal e missionária».